Márcia Denise Martiny, artesã e instrutora, desenvolve variadas técnicas de tingimento e pinturas em tecidos, porongos, restauração de diversas peças e Bauernmalerei (pintura colonial alemã), ministra cursos pelo Senar-RS, passando adiante suas técnicas e conhecimentos.
"Fico muito Feliz em poder repassar meu conhecimento, agregando à vida das pessoas, novos aprendizados e geração de renda", diz.
O artesanato melhora a concentração e estimula a criatividade e a imaginação. Assim pode-se definir o artesanato.
Artesã há 37 anos, Márcia conta que começou muito cedo a criar peças e a pintar em tecido
"Me apaixonei pelo artesanato, fazendo dele minha profissão e minha principal fonte de renda. Tenho carteira de artesã desde 1998, e desde então faço parte da associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Cerro Largo. Também integro o Grupo de Artesanato Missões, onde trabalhamos com coleções de artesanato com características das Missões, criados e acompanhados com designers renomadas e parceria com o Sebrae".
Em seu ateliê - Ateliê das Artes by Márcia Martiny, ela cria, produz e vende peças, e ainda participa de exposições e feiras de artesanato.
Márcia também é massoterapeuta, terapeuta vibracional Reiki nível I, ll e lll-A de cura natural.
Martiny ministrou aulas de artesanato para grupos na Prefeitura de Cerro Largo/CRAS por nove anos e realiza aulas particulares de artesanato desde 2008, além de atuar na decoração em praças durante eventos como Páscoa e Natal.
No ano passado, a artesã passou a fazer parte da Unitec e habilitou-se como instrutora do Senar-RS na área de artesanato em material reciclável, tingimento e pintura em tecido, pintura em porongos, bonecos de pano e Patchwork (unindo retalhos de tecido).
Os primeiros cursos foram ministrados em dezembro e Márcia está com agenda cheia até junho, além de já ter muitos agendamentos até o final do ano, em cidades de todo Rio Grande do Sul.
"Eu amo fazer artesanato e está sendo muito gratificante poder passar adiante um pouco do meu conhecimento, proporcionando que outras pessoas tenham contatos com técnicas que estimulam a criatividade e aperfeiçoam seus trabalhos", finaliza Martiny.