


A primeira aula do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), da UFFS – Campus Cerro Largo, ocorreu em agosto de 2015. Desde esta data até o momento atual, já foram seis turmas, ingressaram 90 acadêmicos e 55 já são egressos.
As atividades são conduzidas para turmas de 15 alunos, com ingresso anual (no primeiro semestre) e os processos seletivos contam com mais de 100 candidatos. O Programa conta com um grupo de 14 docentes e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento o que garante o caráter interdisciplinar do Mestrado: um professor na área base de Engenharias, dois na área básica das Ciências Agrárias, três na área de Ciências Humanas e oito na área Sociais e Aplicadas.
Além disso, segundo a coordenadora atual do Programa, a professora Dionéia Dalcin, "pode-se evidenciar a interdisciplinaridade do programa pelas distintas formações e temas desenvolvidos nas dissertações. Os ingressantes são das áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências sociais e aplicadas e ciências humanas, sendo que as duas últimas áreas representam 70% do número de ingressantes", explica.
Muitos dos projetos de pesquisa, dos concluídos e daqueles que ainda estão em desenvolvimento, artigos produzidos, livros e capítulos de livros trazem como tema as áreas Social e Humanas. Os temas variam entre: estudo de políticas públicas como o Pronaf, assistência social, políticas para mulheres, modelos de gestão pública, saúde, cultura, defensoria pública, agrotóxicos, cadeias curtas, extensão universitária, fragilidades financeiras, formação continuada, gestão de resíduos, entre outros.
Mestrado Pioneiro
O Programa destaca-se por ser o primeiro da UFFS – Campus Cerro Largo (que hoje conta com mais dois programas de Mestrado), e também pelo fato de ser o primeiro curso de Mestrado em uma instituição pública federal na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Dos cursos de Mestrado da UFFS, o PPGDPP é o oitavo a ser lançado na instituição.
Dionéia enfatiza que o tema "Desenvolvimento e Políticas Públicas" – apresentado para a Capes em 2015 – pode ser abordado a partir de diferentes aspectos a ele relacionados, tais como sua dimensão local ou regional, sua natureza socioeconômica ou ambiental, ou ainda, a partir de sua estreita vinculação com as políticas públicas. "Esta opção de definir Desenvolvimento e Políticas Públicas como tema de um Programa de Pós-graduação levou em conta os problemas socioeconômicos e ambientais típicos da realidade regional em que a UFFS e o Programa estão inseridos", destaca a Coordenadora.
O Programa tem o objetivo de formar agentes que sejam capazes de intervir positiva e significativamente na gestão do desenvolvimento da região. Também visa preencher uma lacuna importante na formação humana no Noroeste do RS, "região geográfica e politicamente afastada dos grandes debates e das grandes políticas de desenvolvimento promovidos pelos governos em todos os seus níveis", sustenta Dionéia.
Histórico
O projeto do PPGDPP foi aprovado pela Resolução nº 15/CONSUNI CPPG/UFFS/2015 da UFFS.
O primeiro coordenador do curso foi o professor da UFFS Benedito da Silva Neto, e como coordenador adjunto, atuou o professor Ivann Carlos Lago.
Atualmente a coordenação é realizada pela professora Dionéia Dalcin e, como coordenador adjunto, atua o professor Edemar Rotta. A técnica em Administração Juliani Borchardt da Silva é a secretária do curso.
Para acessar o site do curso, clique AQUI.