


O Governo Municipal de Cerro Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado incessantemente para enfrentar a Covid-19 em várias frentes, no entanto, os casos positivos no município seguem aumentando, principalmente nos últimos dias.
Diante desse cenário preocupante o Governo Municipal faz alerta a população, para refletir sobre o papel de cada um nesta pandemia: evite aglomerações, só saia por necessidade e ao sair use máscara, faça a higienização.
São dois caminhos bem claros ou a população colabora, ou o preço poderá ser alto demais para todos.
Todo esse cuidado é porque o município já atingiu o nível da transmissão comunitária, quando o contágio passa de pessoa para pessoa em uma grande velocidade. E a tendência é que esse número só aumente.
Trata-se de um inimigo terrível, invisível e microscópico, mas com força suficiente para matar e causar tragédias nas vidas de muitas famílias.
Logo, o melhor remédio são as medidas de prevenção e a colaboração de toda a comunidade.
ATUAÇÃO EM TODAS AS FRENTES
Desde do início da pandemia, o Município criou o Comitê de Enfrentamento a Covid-19, composto por algumas das principais autoridades de saúde do Município.
Além disso com o objetivo de manter o controle e a propagação do vírus no município, e de possibilitar uma reposta rápida a população, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, montou o Centro de Triagem para atender exclusivamente os pacientes com síndromes gripais e respiratórios durante a pandemia de Covid-19. Com esse atendimento exclusivo, os pacientes evitam de procurar Unidades Básicas e o Hospital, onde esses locais já servem para atender outras patologias.
A estrutura utilizada é a do Salão Paroquial. O local foi adaptado para atendimentos aos pacientes obedecendo critérios técnicos, as normas e diretrizes de saúde. Para o atendimento o município disponibilizou, médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. O atendimento é todos os dias, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h40.
Outras iniciativas incluem a sanitização em locais de aglomeração do Município, além da criação de uma força-tarefa para a fiscalização diária do comércio, para verificar todas as ações de combate à pandemia no município.