O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Sempre coincidindo com o tempo da quaresma, a primeira Campanha Fraternidade foi realizada na cidade de Nísia Floresta (RN), em 1964, em uma ação que deu origem à reflexão assumida nacionalmente pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil.
Com o tema ‘Fraternidade e amizade social’ e o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8), a abertura oficial será na quarta-feira de cinzas, em Brasília, na sede da CNBB e também no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro, primeiro domingo da quaresma.
Depois do lançamento, a Campanha da Fraternidade acontece ao longo do ano. Suas principais datas, o Domingo de Ramos, quando acontece a coleta da solidariedade e “dia em que as pessoas farão a coleta do sacrifício que fizeram durante a Quaresma”, explicou Márcia Simões, e, o 20 de julho, Dia Internacional da Amizade. “Faremos propostas para que as comunidades estejam celebrando esse dia, com iniciativas que partam das próprias paróquias, sempre”, destacou.
SUBSÍDIOS - Encontram-se disponíveis para aquisição os materiais da Campanha da Fraternidade 2024, sobre a Amizade Social.
Além do texto-base, são oferecidos diversos subsídios para aprofundamento e meditação do tema proposto para a Quaresma. O texto base é o principal material da campanha, a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. De acordo com a editora, “ele propõe despertar, de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”.