


Um domingo de emoções, reencontros e muita história para contar. No domingo, dia 29 de junho, o Colégio La Salle Medianeira viveu um daqueles momentos que ficam guardados na memória: a comemoração oficial dos seus 90 anos de fundação.
Com uma programação especial que reuniu alunos, ex-alunos, educadores, famílias e convidados, a festa aconteceu na Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em Cerro Largo/RS, e refletiu o espírito lassalista que há nove décadas transforma vidas por meio da educação.
A celebração começou com uma Missa em Ação de Graças às 10h na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Marcos Bialozor, seguida de um almoço de confraternização no Salão Paroquial, que reuniu 1.106 pessoas.
Estiveram presentes na celebração o presidente da Rede La Salle Brasil-Chile, Ir. Olavo Dalvit, os ex-diretores do Colégio La Salle Medianeira, Ir. Elisandro Kaiser, Ir. Plácio José Bohn, Ir. José Egon Kunrath e Profª Neusa John.
Também participaram os Irmãos Cláudio Dierings e André Muller, diretores regionais da Rede La Salle, o Ir. Armelindo Buzanello, vice-diretor do Colégio La Salle Carazinho e o Ir. Paulo Dullius, integrante das Comissões de Formação da Rede, além de postulantes a Irmãos lassalistas. Prestigiaram ainda o evento o prefeito Pedro José Butzen, a secretária municipal de Educação e Cultura, profª Marta Schoffen, e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Edson Santos.
O La Salle Medianeira foi homenageado pela Rede La Salle com uma placa alusiva aos seus 90 anos de compromisso com a educação, entregue pelo presidente Ir Olavo e pelo diretor regional, Ir. André Muller, à diretora Simoni Priesnitz Friedrich.
A Câmara de Vereadores concedeu moção de aplauso à instituição pela data histórica. Um quadro com a moção foi entregue pelo presidente do Legistativo, José Emir Ramme (PL), e pelo vereador Pedro Valdir Munchen (MDB), um dos autores da proposta. José Andrei Machado, do Progressistas, também propôs moção similar.
A diretora Simoni agradeceu às homenagens e se dirigiu especialmente aos estudantes e às famílias, que confiam na proposta educativa lassalista. “A parceria com vocês fortalece nosso compromisso e nos impulsiona a seguir em frente com esperança. E é claro, nosso reconhecimento especial vai para os nossos estudantes — razão maior da nossa existência. Vocês nos desafiam, nos inspiram e nos mostram, todos os dias, que educar vale a pena”.
E falou sobre a proposta educativa do colégio, que sustenta-se em uma educação integral, que une excelência pedagógica, espiritualidade, valores humanos e compromisso social.
“Para nós, educar é acompanhar trajetórias com respeito, promover experiências significativas, e formar sujeitos críticos, éticos e solidários. A nossa história não se limita somente ao passado. Ela pulsa forte no presente e se renova a cada dia. Em cada sala de aula, em cada planejamento, em cada palavra de incentivo ou gesto de acolhida, a missão lassalista continua viva, fecunda e atual”, refletiu.
O clima de festa seguiu pela tarde, com apresentações culturais a partir das 14h, marcando etapa importante da 17ª Gincalle — gincana tradicional entre os estudantes da escola — com o tema “90 anos: Tradições que nos unem, desafios que nos movem”.
Neste ano, a proposta das apresentações foi a criação de um musical — um teatro narrado que combinou momentos de música e dança. A temática escolhida, “Nos Palcos da Vida – Releitura dos Clássicos Infantis”, resgatou histórias que marcaram gerações e conectaram o público com a infância e o passado - Rapunzel, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, o Quebra-Nozes, o Soldadinho de Chumbo e o Mágico de Oz.
O grande desafio lançado às equipes foi o de ir além da simples reprodução dessas narrativas: era preciso propor uma releitura criativa e atualizada dos contos clássicos, trazendo um olhar contemporâneo e original para as histórias incluindo a proposta pedagógica de São João Batista de La Salle. Assim, uniu-se o encanto do tradicional ao frescor do novo, promovendo uma experiência artística rica em expressão, criatividade e significado.
Expressividade corporal e gestual, criatividade, figurino e sincronização e ritmo foram alguns dos critérios avaliados por um júri formado por professores/profissionais com experiência em Letramento, Artes Visuais, Fotografia e Teatro.