A Cermissões está dando um importante passo em direção à modernização e à otimização de seus serviços com a implantação de medidores inteligentes telecomandados, que será realizada ao longo de 2025. Este projeto tem como objetivo melhorar a leitura do consumo de energia elétrica e trará benefícios tanto para a Cooperativa quanto para seus associados, proporcionando maior eficiência, sustentabilidade e agilidade.
Anderson Sá, coordenador do setor comercial da Cermissões, explica que os novos medidores irão eliminar a necessidade das tradicionais visitas mensais dos leituristas às residências. "Hoje, a leitura é feita manualmente, com equipes que se deslocam até as casas dos consumidores. Com os medidores inteligentes, conseguiremos realizar essas leituras à distância, de forma eletrônica, com muito mais agilidade e precisão", afirmou Anderson.
Além da leitura remota, os medidores inteligentes permitirão que a Cermissões execute operações à distância, como desligamentos e religamentos de energia, o que agiliza o processo e diminui a necessidade de deslocamento das equipes.
Outra grande novidade com a implantação dos medidores inteligentes será a modernização na entrega das faturas de energia. A Cermissões substituirá as faturas impressas por notas fiscais eletrônicas, que serão enviadas diretamente ao WhatsApp dos consumidores. Essa mudança proporcionará uma experiência mais prática, pois, além de receberem a fatura eletronicamente, os consumidores poderão efetuar o pagamento instantaneamente.
Caso o pagamento não seja realizado dentro do prazo, o sistema enviará um lembrete automático ao consumidor, alertando sobre a fatura em aberto, garantindo mais comodidade e organização no processo de cobrança.
A Cermissões já adquiriu os primeiros equipamentos necessários para a implementação do projeto, com previsão para o início da instalação dos medidores inteligentes em fevereiro de 2025. A substituição dos medidores será feita de forma gradual, com foco nas áreas urbanas, onde há maior concentração de consumidores.
O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, destaca que o projeto envolve um investimento significativo em tecnologia, mas que trará benefícios a longo prazo, tanto para a cooperativa quanto para seus associados. A boa notícia para os consumidores é que a troca dos medidores será realizada sem custos adicionais para eles. O novo sistema permitirá uma leitura mais precisa e em tempo real do consumo de energia.
Além de melhorar a precisão das leituras e a gestão da rede elétrica, os medidores inteligentes ajudarão a reduzir a emissão de papel, ao incentivar o uso de faturas digitais, promovendo a sustentabilidade. Esse tipo de tecnologia tem sido amplamente adotado em diversos países, como na União Europeia e nos Estados Unidos, onde tem contribuído para maior eficiência energética, redução de perdas e uma gestão mais ágil e responsiva das redes elétricas.
A Cermissões comunicará com antecedência a seus associados a substituição dos medidores, garantindo total transparência e esclarecimento sobre o processo. Com a implantação dos medidores inteligentes, a cooperativa não só melhora seus serviços, mas também se alinha às tendências globais de inovação e sustentabilidade no setor de energia elétrica.