Músicos, escritores, educadores, professores de dança, artesãos, comunicadores, estão entre os segmentos culturais, artístícos e turísticos do município.
Motivação e coletividade nortearam a reunião realizada na terça-feira (4), na Casa de Cultura Nelson Hoffmann, em Roque Gonzales, quando foram retomadas as atividades da Associação Cultuarte das Missões.
Criada em 1997, a entidade tem por objetivo valorizar e promover arte e cultura, envolvendo integrantes de todos os segmentos do município.
Com os devidos cuidados em virtude da Pandemia, o encontro contou com representantes de diferentes setores, incluindo idealizadores e fundadores da Associação, secretários municipais, chefes do Executivo e do Legislativo Municipal.
Conforme relata a professora Cleci Saléte Fenner, que preside a entidade, nos últimos dois anos, colegas professores e sócios fundadores se reuniram para dialogar sobre o retorno das atividades da Cultuarte, sempre com a visão mais voltada para a literatura, que é onde a maioria dos professores têm mais afinidades.
EXPANDIR O OLHAR
Ela contextualiza que "a ideia de unir os escritores com os diversos talentos do municipio, expandir o olhar da cultura de Roque Gonzales, e ainda, poder contar com o apoio da administração, é realizar o sonho dos fundadores da Cultuarte, que há 23 anos já vislumbraram essa integração, essa união em prol da arte".
Na avaliação do músico Tiago Munchem "foi dado o pontapé inicial e ficou bem evidente a importância da participação igualitária de todos. Desde a parceria da Administração Municipal ao papel fundamental dos professores, que estão em contato direto com os talentos promissores de Roque Gonzales", destaca ao acrescentar que também está aberta a participação dos pais das crianças ligadas à qualquer atividade cultural e artística.
APOIO DO PODER PÚBLICO
O prefeito Fernando Mattes Machry colocou ao dispor o poder público municipal, por meio do Executivo, e elogiou a importância da Associação Cultuarte das Missões se manter ativa desde a sua criação.
"Seremos parceiros e disponibilizaremos a estrutura do município para a associação, que representa e valoriza a classe cultural e artística de Roque Gonzales", evidencia Machry ao complementar que a administração municipal vai ser parceira nas atividades desenvolvidas pela entidade, como a retomada de festivais de música, eventos na praça, na Prainha, entre outras ações.
PRÓXIMA ETAPA
Na reunião também foi sugerida a possibilidade de eleição de uma nova diretoria, congreda por membros de cada seguimento que compõem a associação. A ideia é de que tenha um responsável de cada setor para conduzir os trabalhos, mas sempre de forma coletiva. O próximo encontro será no dia 1º de fevereiro com data e local a serem definidos.
DIAS MELHORES
"Tenho certeza que com a colaboração de todos colheremos bons frutos para a nossa linda e rica cidade de Roque Gonzales. Rica e linda de belezas naturais, de arte e cultura e, principalmente, de pessoas que se unem e se apoiam para juntas seguirem em frente por dias melhores", conclui a professora Cleci Saléte Fenner.