Cerro Largo, 03 de abril de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/03/2025 19:20:12 • Região

Reinado da 21ª Fenamilho oficializado em noite de gala

Ato teve a despedida da corte da feira anterior com a tradicional troca de coroas
Casal-presidente com a Corte da feira (Foto: Fernando Gomes)

Em uma noite de gala e emoção, a Comissão Social da Fenamilho Internacional oficializou o reinado da corte da 21ª edição da feira. A cerimônia, realizada no domingo (23/03), reuniu autoridades, convidados e um grande público para a coroação da rainha Daniele Maísa Gabi e das princesas Maria Augusta Crestani e Ariadine Zenatti. O momento também marcou a despedida da rainha Isadora Furian e das princesas Júlia Peyrot e Fernanda Lima, soberanas da 20ª edição. A cerimônia encerrou as festividades em comemoração aos 152 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo, promovidas pela Prefeitura.

O casal presidente da 21ª edição da Fenamilho, Luis Alberto e Marilise Voese, expressou gratidão à dedicação das soberanas da edição anterior, destacando sua contribuição para os 70 anos de história da feira. "Vocês já fazem parte da história da Fenamilho", afirmou o presidente.

A cerimônia contou com o prestígio de diversas autoridades civis e militares, com a presença do prefeito Nívio Braz, da primeira-dama Vera Braz; vice-prefeito Carlos Alberto Gonçalves, secretários municipais, vereadores, ex-presidentes da Fenamilho e membros da Comissão Social. Também prestigiaram o evento voluntários dos diversos setores da feira e representantes da imprensa regional.

O prefeito Nívio Braz, em seu pronunciamento, enalteceu o trabalho da Comissão Central, reafirmou seu apoio à organização da feira e parabenizou a nova corte. Ele também agradeceu aos servidores municipais pelo empenho na preparação do Parque de Exposições, que sediará a 21ª Fenamilho Internacional entre os dias 19 e 27 de abril.

 

Trajes e Coroas: tradição e significado

A solenidade foi palco para a apresentação dos trajes de gala que a nova corte utilizará durante a Fenamilho Internacional. Criado pelo estilista Clóvis Boufler, de Giruá, e confeccionado pela costureira santo-angelense Margareth Taube, o traje "Pôr do Sol Missioneiro" é uma homenagem à cultura guarani.

Suas cores – ouro escovado, ocre, laranja, dourado e azul Royal – remetem à lenda dos índios missioneiros, que colhiam as melhores espigas de milho ao entardecer para o ritual do batismo "Nimongarai". Nesse rito, as crianças da aldeia recebiam nomes guaranis que simbolizavam suas almas espirituais.

As coroas entregues à nova corte foram criadas pela designer Raquel Martins Gubert. Inspiradas em um cocar indígena, elas possuem sete espigas de milho estilizadas, representando a prosperidade da Capital dos Sete Povos das Missões. Seu design contemporâneo combina linhas puras com contornos que fazem uma sutil referência à arquitetura barroca da Catedral Angelopolitana.

Ao final do evento, a emoção tomou conta do evento com a troca de lembranças entre as cortes, autoridades, membros das comissões da Fenamilho e familiares, reforçando o espírito de união e tradição que marca a feira ao longo das suas sete décadas.

Fonte: Tarso Weber
Fenamilho
Fenamilho Internacional
coroação
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp