Em um contexto de promoção de segurança e soberania alimentar, meta firmada com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Paulo das Missões realizou, na última semana, a entrega de sementes de feijão, batatinha e mudas de frutíferas para a implantação em propriedades rurais, onde serão aproveitadas para o consumo das famílias e comercialização nos casos em que houver excedente. A iniciativa permite o resgate da agrobiodiversidade, com a disponibilidade de mudas e sementes que possibilitam também a diversificação da base alimentar destas famílias.
Segundo o extensionista da Emater, engenheiro agrônomo Canísio Berwaldt em torno de 35 famílias foram diretamente beneficiadas com as entregas. "Certamente estas famílias colherão os frutos do resgate cultural desta produção, com alimento em quantidade e qualidade, garantindo a segurança e soberania alimentar", afirma.
Com a mediação da encomenda, a Emater realizou a entrega de sementes de feijão da variedade tuiuiú, vagem roxa, uirapuru, mouro e carioca a diversos produtores. A área experimental implantada na propriedade da família de Milton e Elveni Justen, na linha Dona Helena Norte, em 2022, permitiu observar que estas variedades de feijão possuem boa adaptação e produtividade no município.
Também foi feita a mediação para a aquisição e entrega de mudas de árvores frutíferas oriundas de viveiro com certificação, produzidas em sacolas, sendo estas de excelente qualidade. Entre as variedades entregues estão principalmente citrus (laranja, bergamota, limão) e videiras. A equipe do escritório municipal da Emater observa que isso também contribui com a segurança alimentar uma vez que o consumo de frutas "in natura" é fonte de fibras, vitaminas e sais minerais, além de ser uma boa alternativa de renda, obtendo bom retorno econômico em pequenas áreas.
Devido à grande demanda por sementes de batatinha, em uma ação conjunta de diversos escritórios municipais da Emater na região de Santa Rosa, foi viabilizada a distribuição de mudas de sementes de batatinha das variedades Asterix, Ágata e Rosa Maçã (macaca). A importância deste trabalho se dá em função da versatilidade deste tubérculo na alimentação das famílias, garantindo a segurança alimentar.