No final de 2021, um grupo de associados das Linhas Taipão Frente e Taipão Fundo, de São Pedro do Butiá, integrado por Silvestre Arenhardt, Deivis Limberger, Ademir Heckler e Douglas Mayer, juntamente com o vice-prefeito Valter Seibert, reuniu-se com o presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos e com o engenheiro eletricista Nerisom Rohleder, para reivindicar a ampliação da rede para trifásica, viabilizando assim novos investimentos no setor leiteiro e suinícola daquelas localidades.
Diante do grande número de projetos em execução, o presidente Diamantino salientou que era necessário enquadrar a reivindicação no cronograma financeiro e sequencial de trabalhos das equipes de construção da cooperativa.
Após a realização de todos os levantamentos pela equipe técnica, o projeto aprovado começou a ser executado pela Cermissões em setembro deste ano.
Na terça-feira (25/10), o presidente em exercício Diomedes Rech e Nerisom Rohleder, realizaram uma vistoria no trabalho que está sendo executado pela equipe do capataz Luciano Seffrin Unfried, fiscalizando a obra, conferindo o posteamento, estrutura de montagem e o lançamento dos cabos, e também visitando associados beneficiados. Na ocasião, visitaram a granja de suínos de Delmar Luiz Limberger e a leitaria de Carmine Terezinha Horn Arenhart.
Na solicitação inicial, 27 associados registraram interesse na conexão trifásica, e destes 19 já realizaram as adequações nos sistemas internos viabilizando as ligações.
Para atender a demanda dos associados das Linhas Taipão Frente e Fundo, a Cermissões está investindo R$ 559.837,23, alterando a rede monofásica para trifásica, numa extensão superior a sete quilômetros.
Ao todo, 93 unidades consumidoras são abastecidas pelo alimentador da Linha Taipão Frente.
Diomedes Rech afirma que é mais uma região que recebe investimentos da Cermissões, tendo como objetivos principais: a garantia, estabilidade e principalmente a disponibilidade da energia com qualidade para todos os tipos de consumos nas propriedades dos associados, mantendo as famílias no campo, gerando renda e desenvolvendo a comunidade.
A finalização deste projeto deverá ocorrer na primeira quinzena de novembro.