O corregedor-geral da Justiça do RS, desembargador Giovanni Conti, a ouvidora da Mulher do TJRS, desembargadora Jane Maria Kohler Vidal, e o ouvidor do TJRS, desembargador Altair de Lemos Júnior, visitaram na quarta-feira (29/11) as cidades de Guarani das Missões e Cerro Largo.
Nos municípios, sedes das respectivas Comarcas, encontraram-se com autoridades locais e representantes da advocacia e do Ministério Público. A agenda tem por objetivo estreitar o relacionamento do Judiciário gaúcho com a sociedade, instituições e Poderes Legislativo e Executivo de municípios gaúchos. O juiz-corregedor Alejandro César Rayo Werlang acompanhou a comitiva.
Na Comarca, que abrange ainda a cidade de Sete de Setembro, a primeira parada foi na Prefeitura. As boas-vindas foram do chefe do Executivo, Jerônimo Jakulski, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Riade Mustafa. O grupo foi completado com a presença do juiz de Direito da Comarca, Giovane Getúlio Menegaz.
A seguir, os magistrados seguiram para o Foro da cidade, para encontros separados com servidores do Judiciário, com a presidente da OAB regional, Merice Gerhardt, e com a promotora de Justiça Anita Cunha.
O programa na Comarca de Cerro Largo também iniciou no Paço Municipal, com recepção do prefeito Paulo César de Almeida. Na sequência, o grupo esteve no Foro local para encontro com servidores e juízes. Também foi realizada reunião com a advogada Merice Gerhardt, da OAB local.
A viagem prosseguiu na quinta-feira (30) com passagem pela Comarca de Porto Xavier.
O juiz-corregedor Alejandro César Rayo Werlang, que acompanhou a comitiva, já foi Juiz na Comarca de Cerro Largo. Ele assumiu a função em 2011 e permaneceu por três anos.