


Diversas atividades estão sendo realizadas na UFFS-Cerro Largo, marcando a Semana da Consciência Negra, para celebrar a cultura, a história e a resistência afro-brasileira. Com uma série de eventos educativos, artísticos e reflexivos, a semana promove uma imersão na riqueza e na importância das contribuições negras para a sociedade brasileira.
O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígena (NEABI), Campus Cerro Largo, coordenado pela professora Bedati Finokiet, com o apoio da Cáritas Diocesana de Santo Ângelo.
Entre as atividades programadas está a exposição fotográfica Um Olhar Sem Preconceito, da fotógrafa Gabriela Espíndola, sempre a partir das 13h no saguão do Bloco A da UFFS-Cerro Largo.
A exposição teve início ontem (27/11) e estende-se até o dia 4 de dezembro.
No dia 6 de dezembro (quarta-feira), às 19h, acontecerá um evento na Câmara de Vereadores de Cerro Largo, organizado pelo Poder Legislativo e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Na ocasião, serão entregues os quadros objeto da exposição Um Olhar Sem Preconceito, com a presença dos homenageados, autoridades e convidados.
A exposição foi montada originalmente para o 2º Fórum Municipal Contra o Racismo Estrutural, que aconteceu em novembro de 2022, em um espaço contundente de reflexões e relatos sobre o tratamento discriminatório que os negros recebem quando buscam ocupar lugares que deveriam ser tão seus quanto os de qualquer pessoa de outra raça no município.
Um Olhar sem Preconceito mostra a beleza e a força de quem é sinônimo de luta e conquista todos os dias.