O dia 25 de julho, data em que se comemora o Dia do Colono e Motorista, marca a importância de duas das mais significativas categorias da economia do país.
Os produtores, por escolherem como princípio de vida fazer brotar da terra o sustento de suas famílias e os motoristas, por transportarem diversos tipos de mercadorias e enfrentarem os desafios das estradas em todo o território nacional.
No Rio Grande do Sul, a data é ainda mais lembrada pela relação profunda das famílias com a agricultura.
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo. No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o "Dia do Colono". Apesar de não ser um feriado nacional, muitos municípios do sul do País adotaram a data comemorativa para celebrar as origens da produção.
O 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III.
Pelas razões já expostas, nesta data também comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil.