A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades da Argentina, extraditou ontem (15/10), um brasileiro procurado pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, para responder pelo crime de tráfico internacional de armas, acessórios e munições. O extraditando ainda possuía outros dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.
No início de 2024, no município de Três Passos (RS), a Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram a prisão em flagrante de uma argentina que ingressou clandestinamente no Brasil com oito pistolas calibre 9mm, 14 carregadores e 840 munições calibre 9mm, sem autorização da autoridade competente (Exército Brasileiro).
A partir das investigações realizadas pela Polícia Federal, demonstrou-se que o extraditando era o responsável pela importação ilícita dos materiais bélicos apreendidos no flagrante, sendo deferida sua prisão preventiva pela Justiça Federal.
Ele foi preso na Argentina após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol. Desde então, permaneceu detido no país vizinho, até a conclusão do processo de extradição.
O preso foi entregue pela Interpol à Polícia Federal na fronteira entre Porto Xavier (BR) e San Javier (ARG), sendo na sequência encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos.