Com o objetivo de promover e valorizar a história jesuítica-guarani, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo realizará a 1ª Trilha da Integração Jesuítica-Guarani, dias 18 e 19 de agosto, em Roque Gonzales.
O percurso da trilha será de aproximadamente 30 km, feitos a cavalo, e levará os participantes a caminhos percorridos pelos índios que aqui viviam, no ano de 1628, quando foi fundada a redução de Assunção de Ijuí.
A primeira trilha será realizada em parceria da Administração Municipal de Roque Gonzales, Paróquia São Roque Gonzales e Associação Nheçuanos, que agrega a trilha sua tradicional cavalgada, que nesse ano de 2018 está na sua 8º edição.
A recepção e saída será em frente à Casa de Cultura Nelson Hoffmann, passando pelo Rincão dos Barbosa, Inhacurutum, Linha Sobrado e encerrando no Santuário Assunção de Ijuí.
Serão dois dias de peregrinação, onde os participantes valorizarão a ecologia, belezas naturais, geração de energia e sentido a espiritualidade jesuítica com a reverência guaranítica.
"A trilha não resgata somente nossa história, a presença dos padres e seu trabalho junto aos índios, muitas vezes essa parte da história é desconhecida, mas também vem para disseminar a amizade entre os participantes", ressalta Iraci Luft, diretor do Departamento de Turismo, e um dos idealizadores da trilha.
A 1ª Trilha da Integração Jesuítica-Guarani e 8ª Cavalgada Nheçuana terá a seguinte programação:
Dia 18 de agosto (Sábado)
7h: Chegada e recepção dos Cavalarianos na Casa de Cultura Nelson Hoffmann, no centro de Roque Gonzales;
8h30min: Saída para o Rincão dos Barbosas;
12h: Almoço;
14h: Saída para o Cerro Inhacurutum; e
18h30min: Chegada na Linha Sobrado, para integração, jantar e pernoite.
Dia 19 de agosto (Domingo)
8h30min: Saída para o Santuário Assunção do Ijuí;
11h: Chegada e integração; e
12h: Almoço de Confraternização, e entrega de Certificados de Participação aos colaboradores e cavalarianos.
Os organizadores informam que só poderão participar os cavalarianos que apresentarem a devida documentação exigida por lei, e respeitando as normas de cavalgadas. O transporte e alimentação dos animais é de responsabilidade do participante.
Mais informações por meio dos telefones (55) 3365-3320 ou (55) 9.9974.4652, com Iraci Luft