


Com foco na valorização do uso de plantas medicinais e nas práticas integrativas, Santo Ângelo sediará na próxima quarta-feira (16/07) a 21ª edição do Fórum pela Vida. O evento será realizado no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A programação inclui oficinas, palestras, feira permanente de plantas bioativas para uso humano e sanidade animal, além da comercialização de produtos coloniais, de agroindústrias e artesanato. Durante o evento, haverá distribuição de erva-mate e água quente.
Na parte da manhã, o público poderá participar da oficina "O poder das ervas medicinais através das Pindas", conduzida pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Ivania Polazinsk, Vanessa Gnoatto e Thaís Trindade. Em seguida, será realizada a palestra "Sentidos e vivências: conhecimentos de geração a geração", com Rosangela Angelin. O almoço será servido no local, ao custo de R$ 35,00 por pessoa, e os participantes devem levar pratos e talheres.
À tarde, a programação segue com três oficinas temáticas: "Entre Flores e Ciclos: Aromas, Ervas, Flores e Meditação", com Daniele, do Gaia Atelier; "Arte Floral: Oficina de Criação", com a extensionista da Emater Márcia Dezen; e "Auriculoterapia: o que é, e como pode melhorar sua vida", com a enfermeira Giovana Wachekowisk. Ao final, haverá distribuição de mudas de plantas medicinais e condimentares, além do anúncio do próximo município-sede do Fórum.
O evento é promovido pela Emater e pela Prefeitura de Santo Ângelo. Conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cultura e Esporte, de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
O Fórum pela Vida é realizado desde 2002 na região de Santa Rosa e se consolidou como um espaço de valorização do conhecimento popular, da saúde preventiva e do bem-estar das famílias rurais e urbanas.