O Estrogonofe chegou à Europa no início do século 20, com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917. Dizem que foi por lá (na França) que ganhou cogumelos no preparo, apesar da Rússia produzir e consumir muitos cogumelos.
O Estrogonofe só se espalhou de verdade pela Europa anos mais tarde, durante a segunda guerra mundial, difundido pelos soldados russos.
Já no pós guerra o prato chegou aos Estados Unidos e por lá ganhou o catchup no preparo e as batatas fritas (french fries) como acompanhamento. Foi de lá que importamos o Estrogonofe, que por aqui teve a batata frita substituída pela palha. Infelizmente o tal do catchup permaneceu no preparo do prato por aqui também.
Na receita original encontramos pouco dos ingredientes da nossa versão. Tivemos a oportunidade de comer algumas vezes em viagem à Rússia e confesso que apesar de gostoso, não tem a mesma graça do nosso (preferências, né?). Menos temperado, muitas vezes sem cogumelos e normalmente acompanhado de purê de batatas, a versão original lembra mais o nosso picadinho do que o bom e velho estrogonofe brazuca.
Evidentemente mesmo a receita original tem variações e com os turistas invadindo a Rússia, você vai encontrar até mesmo estrogonofe com batata frita e catchup por lá.
Por isso vamos a um guia prático para você reconhecer um verdadeiro Befstroganov.
O que sempre você vai encontra em um verdadeiro Befstroganov
Carne de boi
Caldo de carne (feito com os ossos)
Creme azedo (sour cream)
Mostarda escura
O que você pode encontrar em um Befstroganov
Pepino em conserva
Cebola
Páprica
Purê de batatas
Cogumelos
Carne de boi levemente empanada em farinha fina de pão (sem uso de ovos)
O que você nunca vai encontrar em um Befstroganov
Catchup
Creme de leite
Batata palha ou palito
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse prato tão popular por aqui, que tal preparar a receita autêntica na sua casa?
Não se esqueça que você vai precisa preparar o creme azedo com um dia de antecedência.
600g Filé mignon
200g Champignon Paris
200g Creme Azedo
1 colher para chá Páprica Picante
1 colher para sopa Mostarda Dijon
1 colher para chá Sal
150g Farinha de rosca
50g Banha porco
Passo 1. Corte o filé mignon primeiro em bifes com 1/2cm de altura. Em seguida corte em tiras de 5cm x 1cm. As tiras no prato russo são bem mais finas se comparadas aos preparados por aqui.
Passo 2. Tempere a carne só com sal e passe rapidamente pela farinha de pão. Passe uma a uma as fatias pela farinha, removendo o excesso.
Passo 3. Frite as tiras de carne empanadas em banha de porco. Se preferir pode usar algum óleo vegetal. Elas não devem ficar muito torradas, apenas douradas.
Passo 4. Acrescente agora o caldo de carne, a páprica e a mostarda. Deixe ferver e reduzir um pouco. Aos poucos a farinha usada para empanar vai cozinhar e engrossar o caldo. Nessa hora você deve desligar o fogo e acrescentar o creme azedo e os cogumelos.
Passo 5. Acerte o sal e sirva de preferência sobre um purê de batatas ou acompanhado de batatas douradas.
Ingredientes:
500ml Creme de leite
50ml Iogurte natural
Suco de 1/2 limão
Modo de Preparo:
Misture o creme de leite fresco, o suco de 1/2 limão e o iogurte em uma vasilha de vidro. Cubra com um pano limpo e deixe descansar em temperatura ambiente por no mínimo 6 horas. Para um creme de grosso o ideal é deixar descansando de um dia para o outro.