Taciéli dos Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis da UFFS-Cerro Largo, foi uma das candidatas selecionadas para participar do curso de Ecologia do Pantanal — EcoPan, que anualmente seleciona pós-graduandos do mundo todo. A 24ª edição do curso de campo EcoPan foi realizado entre os dias 12 de setembro e 02 de outubro e teve apenas 18 selecionados.
No âmbito nacional, houve seleção de apenas um candidato por estado, e Taciéli foi a selecionada dentre os alunos das instituições gaúchas. Seu projeto esteve voltado a investigar microplásticos em organismos aquáticos, na mesma linha de pesquisa que desenvolve sua dissertação de mestrado, junto ao PPGATS, sob orientação do professor David Augusto Reynalte Tataje e coorientação da professora Liziara da Costa Cabrera. Na seleção são consideradas as áreas e nível de formação acadêmica do candidato, experiência de investigação, originalidade e viabilidade da proposta do projeto, região e instituição de origem.
O curso é realizado pela instituição Ecologia de Campo do Pantanal e promovido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com atividades desenvolvidas em campo, no Pantanal. Até a presente edição, o EcoPan contou com a participação de 108 professores pesquisadores de 40 instituições e seis países (Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, França e México). O EcoPan é um exemplo de colaboração internacional em prol da preservação ambiental.
A dinâmica das atividades proporciona imersão em pesquisa de campo e treinamento voltado para as etapas da pesquisa científica – formulação de questões e hipóteses, delineamento amostral, coleta e análise de dados, redação de manuscrito e apresentação oral. As primeiras semanas são dedicadas aos projetos orientados (PO), realizados por grupos de seis estudantes sob orientação de um professor. A última semana do curso é dedicada aos projetos individuais (PI), que consistem em uma proposta original, concebida e executada individualmente pelos estudantes. Todo curso é direcionado para o planejamento e execução de projetos científicos e é voltado exclusivamente para alunos de pós-graduação.
Para Iara Battisti, coordenadora do PPGATS, a participação de Taciéli, mestranda do PPGATS, no curso EcoPan "reforça não somente o compromisso pessoal com a preservação ambiental, mas também ressalta o papel vital de indivíduos engajados na proteção de ecossistemas valiosos em todo o mundo. A conscientização gerada pelo EcoPan pode ajudar a impulsionar a implementação de políticas e práticas ambientais mais robustas e sustentáveis, não apenas no Pantanal mas também em outras regiões do Brasil e do mundo".