


A Câmara de Vereadores, na noite de ontem (06/12), serviu ao evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo de Cerro Largo e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. O ato foi marcado pela entrega dos quadros da exposição Um Olhar Sem Preconceito, idealizada pela fotógrafa Gabriela Espíndola, parte da campanha Cerro Largo Sem Racismo.
Entre os presentes estavam o prefeito Paulo Kipper; a secretária do Trabalho e Assistência Social, Fabiana Sodré; o juiz da Comarca de Cerro Largo, Dr. Bruno Polido Bellonci; o diretor da URI Cerro Largo, Renzo Thomas; o diretor da UFFS Cerro Largo, Bruno Wenzel; o comandante da Brigada Militar de Cerro Largo, Vanderlei Vacaro Menin; os vereadores de Cerro Largo; além de outras autoridades municipais, homenageados e seus convidados.
A primeira exposição Um Olhar Sem Preconceito foi realizada no mês de novembro de 2022, durante o 2º Fórum Municipal de Combate ao Racismo Estrutural, na URI Cerro Largo. E, neste ano, a exposição foi apresentada entre os dias 27 de novembro a 04 de dezembro, na UFFS Cerro Largo.
A solenidade teve início com a composição da mesa, seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro. Dando continuidade, as autoridades presentes fizeram uso da palavra para parabenizar e reconhecer aos homenageados e à fotógrafa. Os discursos destacaram reflexões significativas sobre a importância do enfrentamento ao racismo estrutural.
Após os pronunciamentos, os modelos da exposição, Alassane Ka; Cláudia Batista dos Santos; Fabíola Aparecida Marquete Dias; Gabriela Lenz Irineu, representada pelo seu pai Adilson dos Santos Irineu; Gilberto Sami; Janaína Maria Duarte Schneider; Maria Rosa Da Costa; Nycole Barbosa da Rosa; Percília Drysse Gonçalves Souza e Ryan Butzen Perius, foram chamados para receber os seus retratos das mãos do Prefeito, do Presidente do Poder Legislativo, da Secretária do Trabalho e Assistência Social e da fotógrafa Gabriela Espíndola.
Ainda, a fotógrafa e idealizadora da exposição recebeu um quadro de Congratulação e Reconhecimento pelo projeto e pela beleza com que soube retratar os modelos. Em sua fala, Gabriela agradeceu a homenagem e enfatizou a importância do projeto, que retratou os negros inseridos em diferentes esferas da sociedade, em Cerro Largo.
Encerrando o evento, a homenageada, Dra. Percília, representando o grupo de modelos, fez uso da palavra para agradecer o tributo, compartilhando os desafios e preconceitos que já enfrentou e que, ainda, continua a enfrentar no dia a dia, em seu trabalho como médica e, também, na maternidade.