Cerro Largo, 24 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 05/07/2024 18:16:11 • São Pedro do Butiá

Romaria a São Pedro mobiliza comunidade regional

Evento está inserido em um contexto de turismo religioso na região das Missões
Foto: Divulgação / Emater/RS-Ascar

Em um exemplo de organização social e comunitária, um expressivo número de voluntários e entidades de São Pedro do Butiá realizaram a 7ª Romaria a São Pedro, festividade que homenageou o Padroeiro do município e do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no domingo (30/06), junto ao Centro Germânico Missioneiro, promovido pela Paróquia São Pedro Apóstolo, Prefeitura de São Pedro do Butiá, Conselho do Turismo e Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Pró-Cultura RS. A ação está inserida em um contexto de promoção do turismo religioso na região das Missões, já que o município possui um monumento a São Pedro, de 30 metros de altura, com três ambientes temáticos internos.

Inicialmente o público se concentrou em frente à Igreja da Matriz, de onde partiu a Romaria dos Fiéis, acompanhados da imagem de São Pedro no barco, envolto pela Bandeira do RS, em manifestação de apoio e solidariedade aos atingidos pelas enchentes no estado. Acompanhou a procissão, a faixa “São Pedro do Butiá abraçando o município de Cruzeiro do Sul”, uma vez que o município das Missões tem realizado diversas ações de apoio aos atingidos pelas enchentes naquela localidade do Vale do Taquari. Inserido nesta Campanha Solidária, 30% do valor arrecadado nas festividades do domingo foi revertido em prol dos atingidos pelas enchentes em Cruzeiro do Sul.

A ação também faz jus ao tema e ao lema da Romaria: "Que neste ano possamos ter um coração generoso e solidário em ajudar nas atividades de caridade. Não cansemos de ser generosos para com a Igreja de Cristo! Que vivamos como as primeiras comunidades, no amor-mútuo e na caridade".

Ainda em alusão a São Pedro, que foi pescador, ao meio-dia o cardápio foi à base de peixes, além de outros lanches. Foram servidos mais de 130 quilos de filé de tilápia, preparados pelo Grupo do Peixe assistido pela Emater e por pessoas da comunidade, além da tradicional cuca preparada por um grupo organizado de mulheres. A confraternização seguiu à tarde, com a animação da Orquestra La Montanara.

Como o Dia do Padroeiro é o dia de "Kerb", os organizadores fizeram um resgate da cultura germânica a fim de reviver essa tradição. Durante a tarde foi servido aos presentes uma farta mesa, com mais de 110 quilos de bolachas e dezenas de cucas, elaborados pelos grupos de mulheres assistidos pela Emater, acompanhadas de café. "Essa ação comunitária remete à época em que se comemorava os Kerb, principal data de visitas e confraternização entre as famílias do meio rural, onde eram compartilhadas vastas mesas de alimentos, festejando a colheita e o fortalecimento dos laços entre os descendentes de alemães", explica a extensionista da Emater Marlene Jacinta Anschau.

Fonte: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar
Romaria São Pedro
Centro Germânico Missioneiro
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp