Cerro Largo, 01 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 31/10/2024 09:43:38 • Economia

Vem aí o pagamento por pix por aproximação

Lançamento da nova funcionalidade está previsto para a próxima semana
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou a novidade na terça-feira (29/11), durante o Lide Forum Conference promovido por UOL, Lide e Folha em Londres.

O Pix será integrado às wallets (carteiras digitais) dos celulares, onde atualmente é possível cadastrar cartões para pagamentos por aproximação. Com essa nova funcionalidade, o usuário não precisará acessar o aplicativo do banco, reduzindo etapas e tornando o pagamento mais prático.

Para utilizar o Pix por aproximação, será necessário cadastrar uma instituição financeira diretamente na carteira digital do dispositivo, usando os dados da conta bancária em vez do número do cartão.

O lançamento oficial da nova funcionalidade está previsto para a próxima semana. Campos Neto afirmou que o Google já está confirmado, e as negociações com a Apple estão em andamento. Com isso, o serviço deverá estar disponível inicialmente para usuários de dispositivos Android.

 

Pix automático no ano que vem

Um novo recurso chamado Pix automático deve facilitar cobranças recorrentes dos clientes bancários e funciona como um débito automático. A ferramenta busca auxiliar, por exemplo, pagamentos de serviços públicos e mensalidades de escolas, academias, condomínios e outros serviços de pagamento por assinatura.

Pagador terá à disposição funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes. O cliente poderá, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo cancelar a qualquer momento a autorização.

O Pix automático permitirá transações gratuitas e sem a necessidade de autenticação. O recurso será gratuito ao pagador, mediante autorização prévia e específica, uma única vez, para acionar o pagamento recorrente por meio do próprio dispositivo de acesso ao Pix, por celular ou computador, no aplicativo da instituição financeira, segundo o BC.

Ferramenta deve "aumentar a eficiência, diminuir custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência" para o recebedor. "A redução de custos é esperada, pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e utiliza a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix. Além disso, os procedimentos operacionais serão padronizados pela autoridade monetária [BC], o que facilita a implantação e aumenta a competição", completou o Banco Central em nota.

Recurso adiado para 2025. Em resolução publicada no mês de julho, o BC estabeleceu que o Pix automático passará a valer a partir de 16 de junho do ano que vem, e não mais em outubro de 2024, como anunciado anteriormente pela instituição.

Fonte: Uol
pix
pix automático
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp