


Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água busca conscientizar em relação a práticas conservacionistas deste recurso natural essencial para todo o tipo de vida
Em São Paulo das Missões, têm avançado exemplos práticos de como este recurso pode ser preservado através da proteção de nascentes. Nesta semana, o trabalho foi realizado em uma propriedade da Linha Dona Helena Sul e deve seguir nos próximos dias junto a outras famílias interessadas.
Na terça-feira (18/03), uma estrutura foi construída para a proteção da nascente localizada na propriedade de Gilberto e Glaci Zwirtes, com o envolvimento da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente.
O cuidado com o recurso tem na propriedade parte, de um lado, da consciência ambiental sobre a importância de preservá-la, e de outro, uma oportunidade de atender à necessidade da atividade de suinocultura desenvolvida no local, uma vez que neste ano a estiagem atingiu o município e trouxe preocupações em relação à disponibilidade de água.
Com isso, a família procurou o Escritório da Emater/RS-Ascar, que possui experiência com a proteção de mais de 25 nascentes no município, para orientações sobre a implantação da estrutura e acesso à nova fonte de água na propriedade. “O processo se deu após a identificação da vertente, a dois metros de profundidade, e da análise técnica realizada no local, respeitando as características geológicas e da nascente”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Júnior Kessler.
Os produtores fizeram a aquisição do material para a construção da fonte protegida e contaram com o auxílio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a execução da obra. A ação também foi acompanhada pela assistente técnica regional da Emater, Lisete Primaz.
Primeiramente, foi acomodada uma camada de pedras no fundo e, logo acima, dois tubos de 80 cm de diâmetro, seguindo-se com o preenchimento com pedras. Para a finalização da proteção, o produtor fabricou uma tampa de concreto com um furo no meio para entrada da mangueira de sucção de água pela bomba, e fará o cercamento do local.
Nos próximos dias será realizada a proteção de nascentes em outra propriedade, na localidade de Linha Secção Dourada. Também estão previstas palestras em escolas do município sobre a preservação da água, ministradas pela Emater.