Sob a coordenação da professora Luana Hilgert Tonin, alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Prof. Pedro José Scher, de São Pedro do Butiá, conquistaram o 1ª lugar na Mostra Científica (ensino médio) dentre todos os educandários da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em evento realizado em Santo Ângelo, sede da CRE.
A conquista credenciou a turma para defender o projeto na fase estadual que acontecerá em Porto Alegre, ainda sem data marcada. A mostra tinha como temática a "Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar".
De acordo com a professora Luana, "meses atrás, o terceiro ano foi desafiado a elaborar um projeto sobre o tema sustentabilidade e tecnologia para transformar e, depois de várias conversas, surgiu a ideia de pesquisar sobre a importância dos investimentos em energia solar e eólica. Da pesquisa, surgiu o projeto 'Investimentos na ampliação de parques eólicos e solares para a transformação em energia elétrica'. Tal projeto foi apresentado na fase escolar e um dos escolhidos para representar o Colégio, na fase regional".
Lá, destaca Luana, "novos desafios surgiram que foi explicar o projeto e toda pesquisa realizada para os professores avaliadores, enfatizando o quanto esses investimentos são benéficos tanto para o ambiente, quanto para toda sociedade".
Nesta quarta-feira (09/08) saiu o resultado e, a turma obteve o lugar mais elevado no pódio, fazendo com que, em breve, os estudantes participem da fase estadual.
O projeto nasceu a partir de pesquisas bibliográficas sobre as energias renováveis, solar e eólica e a importância dos investimentos nesse tipo de energia, visto o mínimo de impactos negativos ao ambiente produzidos pelas mesmas. A partir da pesquisa, o grupo focou o estudo nas vantagens e desvantagens de tais energias, no custo-benefício das mesmas em comparação com outras fontes alternativas de energia e na sensibilização, por parte dos governos e iniciativa privada, em ampliar os investimentos na construção de parques solares e eólicos.
Então, uma maquete foi construída, representando os parques solares e eólicos alimentando casas e comércios, com o objetivo de mostrar o funcionamento dessas usinas e como a energia chega até as residências. Para tanto os alunos utilizaram alguns materiais, como folhas de isopor, canos, arames, folhas de EVA, caixas de remédios, tinta guache, palitos, cola-quente, uma mini placa solar e fita com lâmpadas de led.
Na prática, os estudantes construíram uma usina movida à energia solar para o abastecimento de uma cidade. No caso, a energia solar é transformada em energia elétrica através de um conversor assim como atualmente o sistema funciona nas usinas domésticas.
A maquete, feita a partir de materiais utilizados na rotina de aulas, apresenta a alternativa que, para os alunos, é muito econômica e sustentável.
Para o aluno Douglas a visão do grupo é a de ampliar os investimentos nos parques eólicos e solar, no lugar das usinas termonucleares, já que o Brasil tem características ambientais e climáticas apropriadas para a geração dessas energias renováveis.
O projeto foi apresentado pelos alunos Douglas Scher Patzold, 18 anos e Orion Oliveira Perius, 17 anos.
O Colégio Pedro Scher está localizado na zona urbana de São Pedro do Butiá, sendo o único da rede estadual existente no município. Tem na direção a servidora Nelsi Sulzbacher.