A Liga Gaúcha de Futsal (LGF) dará o pontapé inicial no maior campeonato estadual de futsal do Brasil
O Gauchão de Futsal 2023 conta com a participação dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, contemplando todos os clássicos gaúchos, com comunidades que respiram futsal. Somadas, a população das cidades sedes dos jogos da temporada de 2023 ultrapassa um total de 1 milhão de pessoas, apenas entre os times da principal divisão da competição.
Serão 183 jogos do melhor do futsal gaúcho, com craques consagrados e jovens revelações.
A estimativa é de que, somente na Série A, o certame conte com mais de 500 atletas diretamente envolvidos, sem contar os profissionais de comissão técnica, direção, staff, imprensa e outros setores diretamente ligados aos eventos semanais promovidos pela entidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
A abertura da competição está marcada para esta quarta-feira (24/5), com um dos grandes clássicos do futsal nacional.
O primeiro jogo desta temporada será entre a Assoeva e o Atlântico, em Venâncio Aires. Campeã em 2017, a Assoeva enfrentará o time de Erechim, que tem dois títulos do Gauchão, conquistados em 2019 e 2021. O jogo está marcado para às 19h30min, no Parque do Chimarrão.
Para esta temporada, a competição contará com a participação de 18 clubes, que estarão em um grupo único, na primeira fase, quando as equipes se enfrentarão todos contra todos em apenas um turno, totalizando 17 rodadas, na primeira fase.
As equipes participantes são: ACBF (Carlos Barbosa), AFUCS (Seberi), AGE (Guaporé), ALAF (Lajeado), AMF (Marau), ANBF Cresol (Novo Barreiro), Assoeva (Venâncio Aires), Atlântico (Erechim), AVF (Vacaria), Guarani Futsal (Frederico Westphalen), Guarany (Espumoso), Horizontina Futsal (Horizontina), Lagoa EC (Lagoa Vermelha), Passo Fundo Futsal (Passo Fundo), Santa Rosa Futsal (Santa Rosa), Sercca (Casca), Uruguaianense (Uruguaiana), Yeesco (Carazinho).
Ao final da primeira fase, as 16 melhores equipes avançam para a fase de playoffs, iniciando pelas oitavas de final, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão. As duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série B de 2023.