


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou da Operação Amazonas, realizada no fim de julho como parte do Projeto Rondon 2025, o maior projeto universitário de extensão do país.
As ações ocorreram em 12 municípios da região amazônica, no estado do Amazonas, e reuniram oito estudantes da instituição – seis de graduação e dois de pós-graduação – acompanhados por dois professores.
Do Campus Cerro Largo, integraram a equipe o acadêmico Dirlei Benatti, do curso de Letras, e a mestranda Bruna Kopplin, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. Além deles, participaram estudantes dos campi de Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza, evidenciando o caráter multicampi da universidade.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de caráter político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cidadania entre estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis voltadas à inclusão social, à redução das desigualdades regionais e ao fortalecimento da soberania nacional.
A inscrição da UFFS no projeto foi direcionada às ações do Conjunto B, que abrange as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Nessa perspectiva, as oficinas sob responsabilidade da UFFS foram desenvolvidas por meio de atividades teóricas e práticas.
Para Dirlei, "a experiência mais satisfatória que tive durante o Projeto Rondon foi a imersão na realidade de outra região. Durante os 12 dias no município, pude aprender sobre um modo de vida diferente do meu, que me desafiou a ver o mundo de outra forma, mais humano. Sem dúvidas, aprendi muito mais do que ensinei".
Bruna destacou que "minha participação no Projeto Rondon em Anamã foi uma experiência transformadora. Além de colocar em prática o conhecimento universitário para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, a convivência com outros estudantes e a imersão na realidade local reforçaram a importância da união e da empatia. Volto com a convicção de que a educação e a extensão são ferramentas poderosas".