


A cerimônia da chegada da centelha do Fogo Simbólico da Pátria será hoje, terça-feira (16/8), na Praça da Matriz, junto ao palanque oficial, às 14h, conduzida pela equipe responsável, em nome da Liga de Defesa Nacional (LDN/RS), acompanhada pelo comando da Brigada Militar de Cerro Largo.
A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, neste ano em sua 85ª edição, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. O civismo não se restringe apenas a solenidades e saudações de símbolos nacionais, sendo também uma questão de atitude na defesa de valores e práticas, para o bem comum e para a educação.
Cabe ressaltar que o Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.
Após a solenidade de recebimento, a mesma será conduzida até a sede da Brigada Militar de Cerro Largo, onde ficará sob vigília até a abertura da Semana da Pátria.