Os alunos da Escola Estadual Eugênio Frantz, de Cerro Largo, Gustavo Henrique Luft, Vitor Rafael Back e Rânye Praia Caitano, sob orientação da professora Carine Guth, classificaram-se para a fase nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Campinas (SP).
Para a fase nacional classificaram-se 70 equipes de todo o país, de um total de 10.653 inscritas, totalizando 32.000 alunos no Brasil.
O grupo precisa confirmar a participação até o dia 30 de outubro e todas as despesas, como viagem e hospedagem, correm por conta própria.
Buscando viabilizar a participação no evento, os estudantes estão visitando empresas em busca de apoio.
Também foi disponibilizado um Pix Solidário, onde os interessados em auxiliar podem destinar qualquer valor.
A chave pix é (55) 9.9202.4290 (celular), em nome de Gustavo Henrique Luft.
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) tem sido realizada desde 2015. Entre os anos de 2017 e 2022 realizou-se concomitantemente com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, porém, a partir de 2023, a OBG prioriza as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online a nível Estadual (em três fases) e a Etapa Presencial a nível Nacional, com equipes classificadas por estados.
A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. Pretende-se ainda ser um espaço de inovação que possa auxiliar os/as professores/as nos seus diversos desafios diários relacionados à prática pedagógica e à formação continuada.
A fase nacional acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicap), em Campinas (SP). Durante esta fase presencial, além das provas, os participantes fazem atividades em campo.
Alunos do Eugênio Frantz na Olimpíada Brasileira de Geografia