Município que tem se destacado em sua organização na área de turismo, São Pedro do Butiá tem buscado proporcionar também maior bem-estar à comunidade e aos visitantes, por meio do embelezamento e conservação dos espaços públicos, de uma forma planejada e permanente.
Com isso, a Administração Municipal conta com a parceria da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, e de um grupo de voluntários na retomada do projeto Jardim Missioneiro, priorizando o planejamento integrado dos trabalhos de manutenção e embelezamento, com ênfase na floricultura e no paisagismo. A execução iniciou na terça-feira (18/05) com o plantio de flores nos canteiros nos arredores da Prefeitura e do Centro Germânico, espaços públicos que recebem visitas diárias e necessitavam de revitalização.
A mão-de-obra vem de um grupo de voluntários, que seguem orientações técnicas da Emater. As mudas são oriundas de uma floricultura local e de doações de plantas de jardins particulares. Para facilitar o plantio, a Secretaria Municipal de Obras preparou os canteiros. Um novo cenário passou a ser formado com flores das espécies boca-de-leão, amor-perfeito, dracena, alamanda, podocarpos, flor do mel, chitinha, gerânios, estrelícia, além de coqueiros, cicas e outras espécies permanentes.
"A ideia é dar sequência de modo que o paisagismo abranja todos os espaços públicos, fazer o paisagismo em todos os espaços públicos da cidade primeiramente, com o objetivo de fazer jus ao nome Jardim Missioneiro. Após, temos a ideia de seguir o trabalho nas comunidades rurais em espaços como igrejas, clubes e até nas casas dos produtores interessados em orientações técnicas", explica a extensionista social da Emater, Marlene Jacinta Anschau, que coordena o projeto ao lado da secretária municipal de Educação, Teresinha Jaeschke.