


A Folha da Produção nasceu dia 25 de julho de 1973, para ser o veículo de comunicação impresso capaz de defender os interesses da comunhão de municípios, tendo Cerro Largo como líder natural. Um jornal para informar sobre o cotidiano das famílias, ressaltando seus compromissos e objetivos e também divulgar suas lutas e conquistas, as atividades profissionais desenvolvidas e especialmente aquelas reveladoras da fisionomia desta região, a pequena propriedade, a agricultura familiar. Esta região recebeu muitas famílias que migraram da Alemanha para o Brasil, com o propósito de permanência definitiva, o que realmente ocorreu. Cada família instalou-se em pequenas propriedades rurais e por meio de seu trabalho, persistente e contínuo, fizeram surgir Serro Azul, hoje Cerro Largo, bem como os demais municípios desta microrregião, que surgiram do desmembramento do território original da comuna líder.
A Folha da Produção surgiu há 49 anos exatamente na data da comemoração do "Dia do Colono". São famílias destemidas, que organizaram suas propriedades com a força do trabalho da família e dela tiraram o sustento e os meios financeiros para realizarem seus projetos de vida. A chegada dos imigrantes alemães definiu como o solo seria dividido e o resultado foi marcado pelo reconhecimento de famílias que tinham vida futura organizada.
A Folha da Produção, portanto, ao nascer no dia 25 de julho, revelou seu desejo de ser um aliado dessa força generosa que vem da região colonial. Ao completar 49 anos e hoje iniciar a jornada capaz de nos conduzir aos 50 anos, agradecemos aos assinantes, leitores, anunciantes, colaboradores, amigos e funcionários, o apoio que sempre tivemos. Respaldado nessa integração, vamos iniciar o 50º ano da Folha da Produção, com a mesma energia e o entusiasmo como sempre nos fizemos presentes no cotidiano de Cerro Largo e de sua região, composta por vários municípios.
Hoje Cerro Largo é uma das mais importantes cidades do Estado, sede de uma Universidade Federal e de entidades associativas como é o caso da Associação dos Municípios das Missões, que por sinal nasceu aqui. Cerro Largo também é a sede do Sicredi União, instituição financeira presente em praticamente todos os municípios das Missões. Muitos outros empreendimentos estão aqui instalados e que são exemplos de organização e desempenho. E é assim porque conta com uma população devotada ao trabalho, seu principal capital social.
Cabe registrar que desde março deste ano, a Folha da Produção integra novo grupo de comunicação, cujo diretor é o empresário Vinícius Chollet, que procedeu grande renovação no visual e no conteúdo desta publicação, inclusive ampliando sua condição de veículo regional, a fim de abrir novos mercados para os empreendimentos de Cerro Largo e da região.
Nesta data, com saudade, lembramos da primeira equipe que fez a Folha da Produção, formada pelo Dr. Marcelino Kunz, advogado brilhante e primeiro diretor deste jornal. De seu editor, Aristeu Prado do Nascimento e do repórter e publicitário Airton Marques, todos já falecidos, mas sempre presentes em nossa memória. Desses exemplos, construímos nossa rotina de trabalho.
A Folha da Produção, em seu Ano 50, está pronta para cumprir o seu papel de incentivador e divulgador de boas iniciativas que tornem esta cidade melhor, mais próspera e geradora felicidade para toda a sua população, votos que devem alcançar os moradores de todos os municípios desta região. Mais uma jornada inicia e o entusiasmo é grande, na busca da melhor cobertura jornalística, sempre pensando no bem estar das comunidades onde este o jornal está integrado.
(Editorial publicado na edição de 22 e 23 de julho de 2022)