Com o projeto Sementes Banrisul, agricultoras integrantes dos Clubes de Mães de São Paulo das Missões devem multiplicar sementes orgânicas de hortaliças e frutas em suas propriedades rurais. As sementes chegaram à agência do Banrisul na quarta-feira (5/4), quando foi realizada a entrega à equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a representantes da Administração Municipal, que farão a distribuição a dezenas de famílias no início de maio.
Com o intuito de preservar e ampliar a diversidade de sementes disponíveis, especialmente após um contexto de estiagem que atingiu a região, unem esforços na execução do projeto a Emater e Prefeitura, por meio das secretarias da Agricultura, da Educação, da Saúde e da Assistência Social, com apoio da Paróquia São Paulo Apóstolo, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde.
O projeto "Sementes e Mudas para a Continuidade da Vida" foi inscrito no Banrisul no mês de janeiro. Com execução entre maio e dezembro de 2023, prevê o acompanhamento de um técnico habilitado para prestar assessoria em produção agroecológica, com adubação orgânica e uso de produtos alternativos para controle de pragas e doenças. Diante disso, o extensionista da Emater Júnior Kessler orientará em relação ao cultivo, manejo, formas de multiplicação e armazenamento.
Os beneficiários são moradores de diferentes comunidades rurais de São Paulo das Missões, que têm na horta doméstica uma importante aliada na produção de alimentos e fonte de saúde e nutrição para a família. Para parte destes agricultores, a produção de hortaliças também é uma forma de agregação de renda. Com a produção inserida em princípios agroecológicos, busca-se contribuir com a segurança e soberania alimentar, assim como com a preservação de recursos naturais e da saúde.
Também será incentivada a troca e multiplicação de sementes entre as famílias rurais do município.
A entrega das sementes deve ocorrer no dia 4 de maio, durante a programação do 8º Fórum pela Vida, que acontece no Clube Sete de Setembro, em São Paulo das Missões.