Formiguinhas zanzando pela cozinha fazem parte da rotina da sua casa? Então é hora de tomar providências, pois existe um risco real de se tornarem uma grande praga. Sempre atrás de restos de comida, os pequenos insetos "fixam residência" quando encontram ambientes ideais — e se reproduzem rapidamente.
Também conhecida como "caseira", a formiga doméstica tem aspecto marrom-escuro e é a mais comum onde são preparadas as refeições. "Por mais que pareçam inofensivas, podem carregar em seus corpos micro-organismos, como fungos e bactérias, que estão relacionados a doenças e são capazes de contaminar os alimentos", avisa Carla Ronchi, diretora da Sane Control, especialista em controle de pragas.
Existem mais de 12 mil espécies de formigas em todo o mundo. Cerca de 2 mil são encontradas no continente americano. "Dentre essas, algumas espécies são consideradas pragas urbanas, incluindo a formiga argentina, a formiga fantasma, a lava-pés, a carpinteira e a de jardim", explica.
Carla Ronchi, mais o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, e a home expert Flavia Ferrari dão dicas práticas e eficientes para espantar de vez as invasoras da cozinha.
A primeira e mais básica de todas as ações é deixar os locais bem livres de restos de comida, especialmente doces, o que já é meio caminho andado para evitar os insetos. Saiba que grãos de arroz ou feijão no chão podem ser suficientes para alimentar uma colônia inteira.
Vasilhas para alimentos precisam ser muito bem vedadas, mesmo dentro de armários. É melhor evitar alimentos expostos ao máximo. Tampe ou ensaque tudo que abrir, como açucareiro e pacotes de bolachas. Aliás, o açúcar, atrativo-mor, deve ser bem guardado em potes hermeticamente fechados.
É importante verificar e selar rachaduras, buracos, fendas e demais aberturas na casa que sirvam de entrada para as formigas. Use silicone, massa de vidraceiro ou qualquer outro material que sirva para tapar falhas em azulejos, batentes de portas e outros "esconderijos".
Também corrija qualquer fonte de umidade na casa, como vazamentos de tubulações e torneiras pingando, para evitar que as formigas sejam atraídas pelo ambiente úmido. Para acabar com os focos do inseto, se não conseguir selar as "saídas" delas, aposte neste truque: misture partes iguais de água com detergente neutro e coloque a mistura em uma seringa. Depois, injete o líquido nos buraquinhos por onde as formigas passam.
Uma boa ideia é preparar uma mistura de álcool e cravo-da-índia para higienizar o chão. Em um litro de álcool 70º, acrescente cerca de 20 gramas de cravo-da-índia. Durante uma semana, chacoalhe o líquido pelo menos uma vez ao dia, até atingir uma coloração similar à da gasolina. Molhe um pano com a solução e passe sempre após a limpeza tradicional de piso e outros locais em que as formigas estejam próximas.
Vale colocar saquinhos de tule com cravo-da-índia e louro (ou só um deles, também) em gavetas, armários e locais em que as formigas aparecem sempre. É importante substituir os saquinhos — a cada três meses, aproximadamente.
Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplique em todas as áreas em que houver insetos. O cheiro forte vai repeli-los e impedir que voltem. Caso não haja vinagre, o limão também se mostra uma solução simples: esprema o suco de uma fruta e coloque-o em garrafa de spray. Basta borrifar a solução em todas as áreas em que há formiguinhas.
Misture bicarbonato de sódio e açúcar, em proporção similar, e deixe sobre um pratinho. As formigas serão atraídas pelo doce e o bicarbonato irá matá-las.
Aproveite a borra do café — o pó restante no filtro — e coloque-o junto ao seu lixo. Assim, evita que as formigas sejam atraídas para o local. O mesmo truque pode ser usado nas trilhas que as formigas percorrem e até em plantas.