A pizza é uma das receitas mais consumidas pelos brasileiros
De acordo com a ECD Food Service, o Brasil é o segundo país que mais consome essa comida, mostrando que o item agrada muitos paladares, além de trazer um sentimento familiar.
Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre o consumo de pizza no Brasil, segundo os levantamentos mais recentes divulgados pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra):
- Estima-se que o Brasil produza mais de 5 milhões de pizzas por dia;
- O Sudeste é a região com mais pizzarias em operação no país, com cerca de 50% das 83 mil;
- No Sudeste, São Paulo é o estado com mais pizzarias (26.160), seguido pelo Rio de Janeiro (9.739) e Minas Gerais ( 7.668);
- Entre 2008 e 2020, o setor de pizzarias cresceu aproximadamente 612,51%, em comparação ao período de 1962 a 2007;
- No primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020, 13.789 pizzarias foram abertas no país.
De acordo com o professor de Gastronomia da Wyden, Vithor Giovani, existem algumas curiosidades sobre o surgimento da pizza.
Segundo ele, os egípcios e gregos faziam discos de trigo recheados com azeite e ervas, assim como também os romanos na mesma época. "A pizza moderna, que conhecemos hoje, teve origem em Nápoles na Itália no século XVIII. Foi nessa época que se adicionou o tomate na receita, pois as pessoas mais pobres tinham acesso a esse alimento e, assim, o acrescentavam na pizza", explica.
Nesse sentido, vale ressaltar que os imigrantes italianos foram os responsáveis por difundir a pizza no mundo. Entre elas, o sabor Marguerita, com molho de tomate, queijo, tomate e manjericão, segundo o professor, ela foi criada por Raffaele Esposito em 1889 em homenagem à Rainha Marguerita da Itália e tinha as cores da bandeira italiana.
Além disso, a primeira pizzaria conhecida foi a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles, datada de 1830, que funciona até hoje.