O golpe dos nudes consiste em chantagear usuários de redes sociais, geralmente homens mais velhos, após o envio de fotos íntimas, na maioria das vezes por jovens mulheres. Depois da troca de mensagens, um suposto parente ou autoridade policial entra em contato dizendo que a jovem era, na verdade, menor de idade. Os golpistas, então, tentam extorquir dinheiro das vítimas para que elas não sejam expostas.
É no contexto desse golpe, que criminosos estariam utilizando indevidamente a imagem do delegado regional Charles Dias do Nascimento, titular da Delegacia de Polícia da 13ª Região Policial, em Santo Ângelo, por meio do aplicativo WhatsApp com número de telefone celular que NÃO é de propriedade da autoridade policial.
O crime teria ocorrido no estado de Pernambuco, onde o suposto criminoso estaria utilizando o número (55) 9.9221.0571, se passando pela Autoridade e usando fotos do perfil verdadeiro do Delegado.
A outra suspeita, que se passa pela suposta "vítima" no golpe, utiliza o celular de número (55) 9.9216.8091.
Ainda não se tem conhecimento de ocorrência policial ou se ocorreu prejuízo financeiro de alguma vítima, pois a pessoa que recebeu a mensagem e comunicou o crime, prefere se manter anônima.
O Departamento de Investigações Criminais (DEIC), está apurando os fatos.
Em contato com a reportagem do Portal LH Franqui, o delegado Charles acrescentou que "o golpe também está sendo aplicado no Rio Grande do Sul, inclusive aqui na região. Temos ocorrências e vítimas que ainda não registaram".