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Publicado em 04/08/2023 19:52:22 • Culinária

Em 1935 surge a primeira cerveja em lata

No Dia Internacional da Cerveja, contamos o surgimento desta incrível embalagem
Crédito: Reprodução / Deutsche Welle

A cerveja em lata começou a ser produzida nos Estados Unidos no dia 24 de janeiro de 1935. De fácil transporte e descartável, a nova embalagem logo se impôs entre os norte-americanos

Antes da preocupação com o consumo de bebidas em embalagens descartáveis, cerca de seis bilhões de bebidas em lata chegaram a ser consumidos por autônomos, aumentando a enorme montanha de lixo da sociedade moderna.

Testes provaram que uma embalagem de metal em nada modifica o sabor e, além disso, a mesma marca de cerveja é mais barata em lata do que em garrafa. Assim, aumentava cada vez mais o número de aprovados da bebida enlatada. O perfil do consumidor é claro: pensa de forma prática e busca economizar nas compras.

Jürgen Kron, autor de um livro sobre cerveja enlatada, afirma que "a cerveja em lata é coisa para as pessoas que têm uma concepção cultural subversiva. A lata é odiada pelos ecologistas e adorada pelas pessoas que ainda têm uma ligação estreita com a própria juventude, com a cultura proletária, com um clube popular de futebol como o Schalke 04, com a rebelião e que sempre teve choques com os pais".

Kron estudou muitos consumidores de cerveja em lata e chegou à conclusão de que, sem a bebida enlatada, seria impensável um dos grandes movimentos socioculturais do século 20: desde o começo, a lata de cerveja foi um dos pilares de sustentação da cultura dos motoqueiros. Ela é leve, pequena, facilmente descartável e não oferece risco de ferimentos com cacos de vidro. Nenhuma revolução púbere contra as regras de bom tom à mesa tem muita graça sem a bebida enlatada.

Cultura underground, subversão e literatura – estes conceitos levam diretamente ao autor americano Charles Bukowski. "Tudo na minha mão, que empunha a lata de cerveja, é triste, até a sujeira debaixo das minhas unhas; esta mão rígida com a mão de uma máquina. Mas não: a pressão mágica com que ela se fecha em torno da lata de cerveja é a mesma que parte das raízes e empurra um gladíolo da terra, em direção à luz e ao sol, e que faz a cerveja fluir para dentro de mim", disse.

Este texto lírico da literatura underground seria impensável sem a invenção do fabricante americano de cerveja George Newman. No dia 24 de janeiro de 1935, ele lançou ao mercado a primeira cerveja enlatada, em Richmond, no estado da Virgínia. Em pouco tempo, a demanda superou suas previsões mais otimistas. Na Alemanha, a firma Schmalbach-Lubeca produziu a sua primeira cerveja em lata no ano de 1937.

Na época, as latas ainda eram abertas da mesma maneira como as garrafas: arrancando a tampinha de metal com uma chave. Ainda tardaria a invenção da argola , que é puxada , abrindo uma lata sem uso de ferramenta adicional.

 

Um embalagem perfeita?

A Ball Embalagens usou apenas três palavrinhas para identificar a embalagem mais adequada para o consumo de bebidas: descolada, gostosa e sustentável. Em campanha global da maior fabricante de latas de alumínio para bebidas do mundo, os atributos dessa embalagem são facilmente reconhecíveis. "A ideia é mostrar que a lata é perfeita para momentos de descontração, ela preserva o sabor das bebidas e é a embalagem mais reciclada do mundo", explica Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Relacionamento da empresa.

O atributo descolada se sustenta na praticidade e versatilidade da embalagem, que pode ser consumida com segurança em qualquer ambiente. Você pode levar para a praia, por exemplo, ou para um grande evento. É uma embalagem que não quebra, gela mais rápido, fácil de ser transportada para qualquer lugar com segurança.

Já o atributo gostosa lembra uma questão que vem sendo reconhecida pelos principais sommeliers de cerveja do mundo. Como a lata não permite a entrada de luz e de oxigênio, o sabor da bebida se mantém original por muito mais tempo.

O atributo mais conhecido da embalagem é o sustentável. A lata de alumínio é infinitamente reciclável. Isso significa que a latinha que está aqui hoje estará aqui, nas mesmas condições e qualidade, para sempre. A opção pela embalagem é uma opção pelo meio ambiente, pois a reciclagem reduz o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

 

Logística reversa

O índice de reciclagem de latas de alumínio chega a 99% e Brasil se destaca como recordista mundial.

Entre 2019 e 2021, a reciclagem de latas proporcionou redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e queda de 70% nas emissões de gases de efeito estufa. Além de gerar renda aos catadores de materiais recicláveis.

De acordo com o Ministério do Ambiente, em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história. Para se ter uma ideia da grandiosidade dos números, das mais de 414 mil toneladas de latas comercializadas, 409 mil toneladas foram recicladas

Fonte: Carola Hossfeld / Deutsche Welle / Abralatas / Ministério do Ambiente
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