A tradicional empresa de ônibus Expresso São Pedro, com sede em Santa Maria e 78 anos de atuação, entrou com um pedido de falência na Justiça no último dia 18 de novembro. As informações são do jornalista Deni Zolin, do Diário de Santa Maria.
A decisão foi tomada após diversas tentativas de reequilibrar as contas e renegociar prazos para quitar dívidas, que se mostraram insuficientes diante da crise financeira da empresa.
Segundo a advogada Luiza Negrini Mallmann, que representa a Expresso São Pedro, a empresa continuará operando normalmente até que a Justiça emita uma sentença definitiva. Caso o pedido de falência seja aceito, é possível que seja negociado um período de transição para garantir a continuidade das linhas.
A Expresso São Pedro opera linhas intermunicipais que conectam Santa Maria a diversas cidades da região, incluindo São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Jaguari, Santiago, São Borja e São Luiz Gonzaga.
Por se tratar de um serviço de utilidade pública, antes de qualquer decisão, é provável que a Justiça consulte o Daer e o governo do Estado sobre como será garantida a continuidade do serviço.
Embora a legislação não obrigue essa consulta, especialistas apontam que é comum em casos como este uma transição planejada para que outra empresa assuma as linhas.