Cláudia Jussara Harlos Heck (*)
Atualmente a EaD (Educação a Distância) está sendo adotada no mundo inteiro e vem ganhando cada vez mais adeptos. O uso da tecnologia já era utilizado há muitas décadas em alguns países, porém, durante a pandemia (Covid 19) foi a principal forma de manter a continuidade em todos os níveis de educação e esta modalidade prevaleceu fortemente no mundo inteiro tornando-se uma realidade positiva na educação atual. A EaD, vem acompanhando a evolução tecnológica e está cada vez mais presente nas escolas e universidades.
Estudos apontam que referida modalidade veio para ficar, pois oferece vantagens como autonomia, gestão de tempo, economia e flexibilidade. Acoplado a isto, também exige disciplina e comprometimento por todas as partes. Os cursos superiores realizados na forma EaD são reconhecidos pelo Ministério da Educação de forma igual aos cursos presenciais, sendo rigorosamente avaliados, também o diploma é válido dentro do território nacional.
Outro fator relevante é que educadores e alunos também estão fazendo uso da Inteligência Artificial (IA) no sistema de Educação a Distância. Esta junção, pertencente a era digital no processo ensino-aprendizagem aponta para vantagens, desvantagens e desafios enfrentados por ambas as partes.
Importante salientar que as vantagens são maiores em vários quesitos, especialmente no ensino superior. Quanto às desvantagens, é importante atentar ao uso excessivo e dependência tecnológica quando se trata do público infanto-juvenil, que além de ser nociva ao pensamento crítico, pode trazer conflitos na hora da resolução de situações problema, além da falta de autodisciplina.
No Brasil existe a necessidade de criação e execução de políticas públicas capazes de ofertar uma EaD de qualidade para todas as classes. O Art. 80 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, que estabelece o seguinte: “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (Lei nº. 9.394/96).
O projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE), prevê 18 objetivos a serem cumpridos no período de 2024-2034, este, inclui as áreas de educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica (Agência Câmara de Notícias). De acordo com o novo Plano de Educação alguns dos objetivos estão relacionados ao comprometimento de uma educação de qualidade e o uso da tecnologia, em especial os objetivos: 7 - promover a educação digital para o uso crítico, reflexivo e ético das tecnologias da informação e da comunicação; 11 - ampliar o acesso e a permanência na educação profissional e tecnológica e 12 - garantir a qualidade e a adequação da formação às demandas da sociedade, do mundo do trabalho e das diversidades de populações na educação profissional e tecnológica.
A Educação a Distância é realidade e precisa ser adaptada por escolas e universidades, docentes e discentes, pois esta estará cada vez mais presente em nosso cotidiano.
(*) Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS), instrutora do SENAR, associada da UNITEC