Cerro Largo, 19 de julho de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 19/07/2025 14:39:01 • Meu Pet

Como cães da PRF atuam no combate ao tráfico

Em 2025, os cães participaram de 67 operações no Rio Grande do Sul
Cão treinado para participar de operações para atuar em ações de combate ao crime (Foto: Reprodução)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mantém, no Rio Grande do Sul, um grupo de operações com cães treinados para atuar em ações de combate ao crime. O canil foi criado em fevereiro de 2021 e tem como foco principal o apoio em ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, armas e munições.

Os cães são conduzidos por agentes da PRF, com quem criam vínculos diários.

"Eu venho de uma família que nós sempre tivemos cães. Já tive diversos cães, mas aqui é uma relação diferente. Um cão de trabalho necessita muito mais energia que um cão pet. Eu sou totalmente realizado com ele na função, é meu companheiro de trabalho", explica o agente Felipe Libio.

Clif, um dos cães mais experientes do grupo, tem oito anos e atua ao lado de Libio.

"A cumplicidade, o vínculo que a gente estabelece, acaba que se torna, de fato, um integrante da família. É um vínculo muito forte que a gente tem com nossos cães", afirma o agente.

Segundo a PRF, os cães não têm contato direto com drogas. O treinamento é feito por meio de associação de odores com recompensas.

"O que acontece é uma associação com o odor alvo — drogas, armas e munições — com uma recompensa, seja comida ou brinquedo. Em nenhum momento ele tem contato com entorpecente", explicou André Espíndula, chefe do canil da PRF.

De acordo com Espíndula, a PRF já adquire os cães adultos com treinamento prévio, de empresas que formam e treinam esses cães.

Em 2025, os cães participaram de 67 operações da PRF no estado. O resultado:

Mais de 1 tonelada de maconha apreendida;

218 quilos de cocaína retirados de circulação.

Em uma dessas ações, em abril de 2025, Clif e o cão Jack identificaram drogas escondidas em um caminhão abordado na BR 290, a Freeway. Os animais apresentaram alteração de comportamento ao farejar a carroceria. Foram encontrados:

- 199 tabletes de drogas;
- 52 kg de cocaína;
- 159 kg de pasta base de crack.

O grupo também treina novos cães. Charlei, com cinco meses de idade, é o mais novo integrante e ainda está em fase de avaliação.

"Até agora ele tem se demonstrado um filhote bastante seguro, com os impulsos que a gente precisa. O impulso de caça bem pronunciado. Ele tá se saindo bem", comenta Espíndula. "A gente vai construindo uma mecânica de trabalho, uma mecânica de busca bem consolidada pra quando chegar na idade de definir se ele será incorporado ou não", diz.

Enquanto Charlei inicia o treinamento, Clif se aproxima da aposentadoria. Quando isso acontecer, ele poderá ser adotado por seu condutor, outro agente ou até por alguém de fora da PRF.

"Tem tempo ainda, quem sabe até lá? Ainda tem uns seis meses, dá para organizar a vida, talvez levar ele para casa", diz Libio.

Fonte: RBS TV
PRF
cão
cães
farejador
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp