Cerro Largo, 26 de agosto de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/01/2021 12:02:10 • Cerro Largo

Cultivando o Amor Divino na Vila São José

Semanalmente, leigos do grupo Cultivando o Amor Divino realizam atividades na vila
Crédito: Divulgação

A caminhada da Vila São José, que era conhecida por Vila das Vassouras, iniciou há 27 anos.

Era um lugarejo escondido com três famílias sem água e luz. Com o loteamento foram surgindo novas famílias oriundas de vários municípios da região. Lá residia José Martins e, como foi um dos primeiros moradores, a vila recebeu o seu nome e também em homenagem a São José. Mais tarde seu José foi residir na Esquina Gaúcha.

O início da assistência na vila se deu com a Pastoral da Criança, desenvolvendo os projetos na residência de Pedro e Maria Souza que continuam morando na vila.

A vila já teve uma horta comunitária e aula para adultos. E foi crescendo com famílias das Linhas Santa Bárbara e Taquarussu.

Com as Missões Populares houve a participação da maioria dos moradores e os encontros eram realizados na sombra dos eucaliptos e na casa de Aloísio Selbach, seguindo com encontros semanais com missas e cultos até o ano de 2012.

A saudosa irmã Lídia Hartmann, da Congregação das Filhas do Amor Divino, acompanhada pela professora Ester Munchen Sebastiany faziam todas as semanas visitas nas famílias com catequese em preparação aos sacramentos, encontros de famílias em preparação ao Natal e Páscoa.

Existe o Centro Católico, em terreno doado para a Mitra Angelopolitana (Paróquia Sagrada Família de Nazaré), por um empresário de Cerro Largo e, em seguida a Paróquia recebeu da empresa Alupar (Usina São José) uma casa levantada pela comunidade com o auxílio da Paróquia, sendo Aloísio Selbach o mestre de obras e guardião.

Atualmente a vila é um bairro e se tornou conhecido trazendo novas residências, as ruas todas pavimentadas, com calçadas nos passeios, e ruas identificadas.

O Centro Comunitário Católico, nos últimos meses, tem recebido melhorias com o auxílio e esforço da comunidade local e Matriz. São inúmeros benfeitores que colaboraram com materiais, desde os postes, cercas, tinta, tijolos, cadeiras, mesas, ventiladores e outros materiais. Relevantes doações foram feitas pelo Colégio La Salle Medianeira e a Congregação das Filhas do Amor Divino, aos quais a comunidade agradece.

Semanalmente os leigos do grupo Cultivando o Amor Divino realizam atividades com as mães, crianças e jovens. São trabalhos manuais, artes, pinturas, leituras, jogos, jardinagens e atividades recreativas e trabalho de evangelização, sendo que cada quarta quinta-feira do mês, às 19h é celebrada uma missa.

Fonte: Valdete Krindges
cultivando o amor divino
vila são josé
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp