


Integrantes do Clube de Mães Santa Ana, da Linha Santo Antônio, interior de Cerro Largo, uniram-se em prol das comunidades afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (20/05), o tradicional encontro do grupo, assistido pela Emater/RS-Ascar, deu espaço à solidariedade, com a produção de sabão para doação.
A matéria-prima e o conhecimento adquirido durante encontros do Clube de Mães foram aproveitados na produção de 30 litros de sabão líquido e cinco quilos de sabão em barra.
A iniciativa surgiu das próprias integrantes, em parceria com o escritório municipal da Emater, que se mobilizaram para, de sua forma, contribuir com o retorno das comunidades atingidas aos locais atingidos pela catástrofe climática.
A extensionista da Emater Carla Kiss observa que além de fornecer ajuda imediata, a produção do sabão em barra teve um caráter sustentável, sendo produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha usado. "Essa abordagem não apenas ajuda a reduzir o desperdício, mas também contribui para a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, especialmente neste momento em que todo o insumo é necessário e importante", destaca.
A ação também demonstra a importância da organização social e comunitária de mulheres, por meio dos Clubes de Mães, que se envolvem em projetos sociais e ambientais, bem como promovem a solidariedade e o reforço de vínculos e a consciência do coletivo.