O monumento a São Pedro, que já se tornou um referencial turístico da região, recebeu mais de mil visitantes na 5ª edição da Romaria realizada em São Pedro do Butiá.
A organização do evento, realizado no domingo, 3 de julho, foi marcada pelo voluntariado e pelo envolvimento de entidades como o Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal, Paróquia São Pedro Apóstolo e a Emater/RS-Ascar. Na programação realizada ao longo do dia foi destacada também a transversalidade da agricultura familiar e a participação dos Clubes de Mães em diferentes atrações.
O roteiro iniciou sobre as águas do Rio Ijuí, com celebração sobre as águas e a benção dos barcos e pescadores. O trajeto seguiu desde a Barca de São Pedro, na Linha Taipão Frente, com a passagem dos romeiros em frente à Igreja Matriz, seguindo até o Centro Germânico Missioneiro, onde fica o monumento a São Pedro. No local, seguiram os ritos religiosos e populares.
Ao meio-dia, os presentes puderam provar um cardápio à base de peixes, sendo servidos mais de 130 quilos de filé de tilápia, oriundos da produção local e preparados pelo Grupo do Peixe assistido pela Emater.
A tarde foi marcada por atrações culturais, como a apresentação da Banda Municipal de São Pedro do Butiá, Grupo Os Interlagos e integração com a tradicional Dança da Polonesi.
Tradicionalmente, o Dia do Padroeiro é marcado pelas festividades de kerb, um resgate da cultura germânica, que oportuniza a criação de vínculos e espaços de reciprocidade entre a comunidade. Foi servida aos presentes uma farta mesa com bolachas dos mais variados tipos, confeccionados pelos grupos de mulheres assistidas pela Emater, acompanhadas de café como na época em que ocorriam periodicamente os kerbs, em que as famílias se visitavam e participavam da principal confraternização dos tempos da colonização.
Para o êxito do evento, inúmeras pessoas contribuíram com a doação de recursos e ingredientes, sendo retribuídas pela alegria e satisfação dos presentes integrados em um contexto de organização social e comunitária.