O Rio Grande do Sul deve ter neste sábado (28/1), o quinto dia seguido em que as máximas no estado alcançam os 40ºC. As máximas, em estações oficiais ou particulares, alcançam ou superam a marca dos 40ºC desde terça-feira, no que pode ser considerada uma forte onda de calor que acaba por agravar os efeitos da estiagem em vários municípios.
Este sábado marcará o quinto dia seguido com máximas na casa dos 40ºC, à medida que em diversas cidades gaúchas as máximas devem ser ainda mais elevadas que as de ontem. Uma das regiões do estado que terá calor mais intenso que na sexta será a Grande Porto Alegre, onde os termômetros devem indicar máximas generalizadas de 37ºC a 39ºC.
O sábado vai ter sol em todo o Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia se formam nuvens. Com o aquecimento, algumas nuvens vão trazer chuva isolada de verão em diferentes pontos do estado na segunda metade do dia, mas de distribuição muito irregular.
Atenção para a Metade Sul gaúcha, fronteira com o Uruguai e a Campanha. Isso porque forte instabilidade vai se formar no Uruguai e da tarde para a noite estas áreas podem ter chuva localmente forte e risco de temporais, alguns isoladamente fortes a severos com vento e granizo.
No domingo (29/1), o calor cede na maioria das áreas do estado, embora o tempo fique bastante abafado no decorrer do dia. Aumento de nuvens e chuva devem impedir maior aquecimento.
Na região Noroeste, entretanto, o domingo ainda pode ter máximas muito altas.
Estiagem agrava perdas nos cultivos de verão no RS
Pior seca no mundo, hoje, é na Argentina, Uruguai e RS