


O Projeto Vem Ser é uma iniciativa do Governo Municipal de Cerro Largo, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, tendo sido realizado em parceria com a empresa Industrial Busse Ltda (IBL), pela primeira vez no ano de 2022, com o objetivo de promover espaços teóricos vivenciais sobre o mundo do trabalho a sujeitos em situação de desemprego.
Durante a execução do projeto foram atendidas aproximadamente 25 (vinte e cinco) pessoas, que participaram de atividades diversas abrangendo a reflexão em relação às transformações sobre o mundo do trabalho, ao perfil profissional, às noções básicas de legislação trabalhista, ao comportamento e à comunicação assertiva, à saúde e à segurança, à ética e aos valores, assim como questões relacionadas à entrevista de emprego e à elaboração de currículos. Além disso, foram realizadas visitas institucionais à empresa, em ambas as suas unidades para ampliação de conhecimentos acerca de sua missão, visão, valores e processos de trabalho realizados.
Ao final da primeira etapa do projeto ocorreu a entrega de currículos à empresa, e posteriormente alguns participantes foram chamados para entrevista e iniciaram processo de contratação para período de experiência de trabalho. Atualmente dois participantes do projeto exercem atividades de trabalho em uma das unidades fabris da Industrial Busse.
Conforme os idealizadores do projeto e as pessoas que participaram do mesmo, o trabalho realizado durante a execução das atividades representa uma iniciativa positiva ímpar para a coletividade no município, uma vez que contempla ações que aproximaram as pessoas da Empresa e da conjuntura que envolve o mundo do trabalho.
A contratação de pessoas que participaram do Projeto Vem Ser pela IBL tem significado importante, uma vez que demonstra a pertinência do trabalho proposto e a responsabilidade social aqui colocada em foco. Os contratados agradecem a oportunidade ofertada e demonstram felicidade em participar do Projeto e compor a equipe de colaboradores da empresa.
Conforme a secretária do Trabalho e Assistência Social Fabiana Sodré, o Projeto Vem Ser é motivo de grande orgulho para a equipe que coordenou as atividades, uma vez que os espaços construídos durante o processo de execução foram de extrema relevância por tornar possível a construção de muitas aprendizagens, e isso se deve à contribuição de muitos atores, que para além do órgão público, também abrangeram a IBL, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Integral do Alto Uruguai e das Missões (URI).
O Governo Municipal, representado pelo vice-prefeito Júlio Ledur, destacou a importância de ações conjuntas que beneficiam a comunidade mais vulnerável, parabenizando todas as pessoas e instituições envolvidas. Evidenciou a iniciativa da empresa IBL, que demonstra seu importante papel na busca pelo desenvolvimento do Município.
O empresário Renan Busse destacou o desejo de que esta inciativa tenha sido o projeto piloto para ampliar as suas possibilidades de realização, enfatizando o compromisso da empresa pelo fortalecimento de proposições que tragam resultados positivos para o Município, no sentido de gerar trabalho, emprego, renda e desenvolvimento.
Neste momento, os envolvidos planejam a segunda edição do projeto, que acontecerá durante 2023 e que brevemente será divulgada.