Realizada de forma híbrida, a ação da Campanha do Outubro Rosa em São Pedro do Butiá mobilizou centenas de pessoas na terça-feira (26/10). Mais de 300 pessoas acompanharam a programação ao vivo, por meio do Facebook, e outras 50 compareceram ao CTG Estância de São Pedro, com destaque para o grupo de Mulheres Vitoriosas, formado por pessoas que já tiveram o câncer de mama e estão curadas ou em tratamento.
Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e Assistência Social e Secretaria de Educação, com apoio do comércio local, uniram esforços para marcar a data, celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, assim como proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
"Mais uma vez tivemos a oportunidade de promover este dia especial de reflexão com todas as mulheres do município e também prestar a homenagem, com muita gratidão, às mulheres que venceram a doença ou que estão em tratamento, desejando-lhes sucesso e saúde", afirmou a extensionista social da Emater, Marlene Anschau. O grupo de Mulheres Vitoriosas brindou, com as autoridades municipais, extensionista da Emater, palestrantes e soberanas do município, compartilhando o desejo de saúde, amor, prosperidade e cura.
O prefeito, José Henrique Heberle, destacou o engajamento das entidades neste mês voltado à saúde da mulher, enfatizando que o objetivo do município é buscar sempre trabalhar com foco na prevenção. A secretária municipal da Saúde, Rosmere Gallas, enfatizou a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A vereadora Cristiane Boesing falou sobre a reativação da Liga de Combate ao Câncer no município e o objetivo de torná-la um elo e espaço de apoio entre as pessoas que são diagnosticadas com câncer, estendendo o convite às interessadas em fazer parte.
Durante a programação, a butiaense Marjani Anschau, coaching e Bacharel em Direito, atuante no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, conduziu dinâmicas de otimismo, o realce da beleza individual de cada um, autoestima e dicas de sucesso para encarar os desafios do dia-a-dia. Marjani também destacou o lançamento do livro escrito "Por Mulheres e Para Mulheres", que acontece no dia 14 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre.
Médica da Unidade de Pronto Atendimento de São Pedro do Butiá, Rosana Ferraza Zaltron trouxe informações sobre o diagnóstico precoce e cuidados com a saúde. As participantes tiveram a oportunidade ainda de ouvir depoimentos de mulheres que já tiveram o câncer de mama e de familiares que acompanharam a luta, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e do apoio da família e de amigos para que possam enfrentar este momento difícil de suas vidas.
O evento culminou com o Café das Mulheres Guerreiras e Vitoriosas, que receberam um convite especial para sentar à mesa, compartilhar de um apetitoso café colonial preparado carinhosamente para elas. "Confraternizar o momento de lutas travadas e comemorar a vitória alcançada, esta foi a intenção deste momento repleto de emoção e reflexão", afirma a extensionista Marlene, ao compartilhar a gratidão por todos aqueles que se envolveram na organização do evento, participaram presencial ou virtualmente e que doaram brindes para serem sorteados entre as participantes.