Cerro Largo, 18 de maio de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 03/05/2024 17:26:40 • Cerro Largo

Cerro Largo se mobiliza pelos atingidos por enchentes

Prioridade, neste primeiro momento, são doações em dinheiro no Pix oficial
Reunião com as entidades, na Prefeitura Municipal (Foto: Luis Henrique Franqui).

Convocada pelo Executivo Municipal, aconteceu na manhã dessa sexta-feira (3/5), na sala de reuniões da Prefeitura, um encontro de entidades locais, juntamente com os Poderes Executivo e Legislativo, para mobilizar e organizar a arrecadação de recursos, alimentos e materiais de limpeza e higiene, a serem destinados à famílias atingidas pelas catástrofes climáticas dos últimos dias, em várias regiões do Rio Grande do Sul.

O prefeito Paulo Kipper abriu os trabalhos agradecendo a Deus, pois os impactos dos temporais em Cerro Largo foram menores, em relação à outras regiões do estado.

Destacou que nos últimos anos, ocorreram em Cerro Largo duas estiagens, dois anos de pandemia da Covid-19, uma epidemia de dengue e vários episódios de temporais, incluindo granizo e vendavais (que danificaram 160 residências), além do excesso de chuvas que causou estragos muito grandes nas estradas do interior. Relatou que foram editados três decretos de situação de emergência, os últimos em setembro e novembro, quando foram obtidos R$ 550 mil da Defesa Civil.

Kipper pediu apoio das entidades, no sentido de auxiliar na limpeza da cidade e reforçar os cuidados com água parada, para combater o mosquito Aedes aegypti.

O Prefeito relatou que nos episódios climáticos desta semana, não ocorreram nem 5% dos estragos verificados em setembro e novembro de 2023, não havendo elementos para decretação de situação de emergência.

 

Preservar vidas

Neste momento, os esforços da Defesa Civil nas regiões mais atingidas é para resgatar pessoas ilhadas e desabrigadas. Não há condições de enviar nada para lá, até mesmo pelos bloqueios em dezenas de rodovias estaduais e federais.

 

Doações em dinheiro


Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul.

As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.

A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

 

Dados para doação via Pix

Conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)

 

Doações de alimentos

Ficou definido que haverá dois postos fixos para arrecadação de alimentos não perecíveis, bem como materiais de higiene e limpeza:

- Assistência Social, no Anexo II da Preitura:

- Parque Municipal de Exposições.

 

Dia D para soações

No dia 11 de maio, um sábado, os cinco principais supermercados de Cerro Largo terão equipes para receber donativos, assim distribuídas:

Supermercado Jaeschke (centro), Família Rotária;

Supermercado Jaeschke (bairro Esplanada), Prefeitura Municipal;

Supermercado São Roque, CCTN Ronda Crioula e Acaval;

Supermercado Strieder (centro), CTG Porteira das Missões;

Supermercado Strieder (bairro Brasília), Assistência Municipal.

Para dirimir qualquer dúvida, é possível telefonar para a Prefeitura Municipal, no (55) 3359-4900.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Chuva
enxurradas
enchentes
catástrofe natural
inundação
mobilização
campanha
pix solidário
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp