A distribuição de caixas isotérmicas a pescadores artesanais de municípios costeiros com o rio Uruguai, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, veio acompanhada de orientações para contribuir com a qualidade do pescado, promoção da segurança alimentar e a ampliação da renda de famílias que vivem da pesca.
A ação faz parte do Projeto de Atenção e Preservação à Saúde do Pescador Artesanal – Refrigerar, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio da Divisão de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Emater/RS-Ascar, e vem em benefício de 150 pescadores de Porto Xavier, São Nicolau e Garruchos.
O projeto reconhece que a pesca, além de ser uma fonte de renda, em muitos casos é uma forma de alimentação diária para os pescadores artesanais, muitos deles vivendo com baixa renda. Para evitar que os peixes capturados fiquem expostos à temperatura ambiente durante muito tempo e assim sejam inadequados ao consumo, foram distribuídas caixas isotérmicas com capacidade para 75 litros, a fim de melhorar o armazenamento durante o ato de pesca até o momento do consumo.
As caixas foram entregues no mês de janeiro a pescadores de Porto Xavier e de São Nicolau, sendo 50 beneficiários por município. Os beneficiários selecionados necessariamente devem ser pescadores artesanais e possuir inscrição no CadÚnico.
Participaram dos atos representantes da Administração Municipal, do Poder Legislativo, Colônia de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e extensionistas do Escritório Municipal da Emater, bem como o extensionista do escritório regional, médico veterinário Jorge João Lunardi.
Juntamente com as entregas estão sendo realizadas oficinas sobre a importância do resfriamento do pescado e boas práticas de manipulação.
No mês de fevereiro a entrega deve ser realizada a 50 beneficiários do município de Garruchos.