Um episódio de calor fora do normal em duração e intensidade atinge o centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul
Que o Rio Grande do Sul já está sob uma nova de calor, todos sabem. O que muita gente ainda não sabe é que este período quente não será de alguns dias. Ao contrário, será de muitos dias. Os alertas emitidos por órgãos governamentais por onda de calor no estado gaúcho são válidos até o começo da semana agora, entretanto a MetSul Meteorologia adverte que o calor vai durar muito mais.
O Oeste gaúcho desde o começo do mês é a região que vem mais sofrendo com o calor e que vai seguir com as máximas mais extremas. Quaraí teve neste mês até agora 37,4ºC no dia 1º; 30,0ºC no dia 2; 28,4ºC no dia 3; 33,9ºC no dia 4; 34,7ºC no dia 5; 33,4ºC no dia 6; 34,7ºC no dia 7; 37,0ºC no dia 8, 39,5ºC no dia 9; e 38,1ºC ontem.
Calor em março é absolutamente normal e ocorre todos os anos sem exceção. Não raro alguns dias nesta época do ano são de marcas até extremas. Mas desta vez é diferente. O que foge e muito ao normal é a duração deste evento além de sua intensidade em parte do Cone Sul da América. Trata-se, desta forma, de uma situação excepcional e atípica.
Estamos falando, assim, de um episódio de calor com potencial para durar até mais dez a quinze dias no Rio Grande do Sul, considerando que modelos determinísticos de previsão do tempo usados na Meteorologia possuem projeções para 10 ou 15 dias.
E estes dados indicam incrivelmente a manutenção da massa de ar quente sobre o território gaúcho ao menos até os primeiros dias do outono, que começa dia 20, mas existe a possibilidade de o calor se prolongar ainda mais sem nenhuma frente fria que rompa o ciclo de calor fora do normal.
O modelo de previsão europeu, por exemplo, indica máximas acima de 30ºC em Porto Alegre diariamente até 21 de março, o último da projeção de dez dias. Assim, estamos diante de um cenário de calor diário, em alguns momentos intenso, por no mínimo mais dez dias e que pode até se estender por mais tempo.
Na estação de Campo Bom, com dados desde 1984, até ontem eram quatro dias seguidos com mais de 30ºC e há chance deste número ser acrescido de dez ou mais. O recorde de número de dias seguidos com mais de 30ºC em março na cidade é de 14 dias, entre 12 e 25 de março de 1991.