Cerro Largo, 04 de novembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/11/2025 18:17:18 • Agronegócio

Estimativa da safra de uva 2026 é incerta no RS

Apesar do inverno ter sido bastante favorável, a primavera tem apresentado desafios
Foto: Divulgação / Emater/RS-Ascar

A produção e a produtividade dos vinhedos depende muito das condições climáticas. Apesar de o inverno deste ano ter sido bastante favorável ao cultivo, a primavera tem apresentado alguns desafios. Diante deste cenário, a Emater/RS-Ascar considera inviável definir uma estimativa de safra neste momento, devido a todos os fatores que ainda podem interferir durante o período em que a frutificação irá se desenvolver. Dessa forma, a Instituição prevê divulgar dados sobre a safra em meados de janeiro.

O extensionista rural da Emater Thompsson Didoné, explica que apesar da excelente safra colhida em 2025, tanto em quantidade como em qualidade, os vinhedos vem passando por situações adversas há vários anos. "Nos últimos cinco anos, foram submetidos a estresse devido a severas estiagens e, em 2024, ao intenso e prolongado encharcamento do solo, afetando o sistema radicular por restrições de oferta de oxigênio", esclarece. No entanto, o inverno desse ano trouxe fortes características favoráveis para uma promissora safra, especialmente o número de horas de frio abaixo de 7,2 oC. Em Vacaria, por exemplo, foram 770h (Agroconnet, Epagri/Ciram), em Caxias do Sul 654h (agroconnet, Epagri/Ciram), e em Veranópolis 399h (Cefruti). "Uma alta somatória de horas de frio abaixo de 7,2°C é indispensável para a uniformidade e vigor da brotação, além de adequado florescimento. A qualidade desse frio também é algo surpreendente, ou seja, não houve nenhum pico de temperaturas mais altas em junho e julho; não obstante isso, soma-se a esses dois fatores a condição de nenhuma geada tardia (agosto/setembro) ter sido registrada", ressalta Thompsson.

Contudo, conforme o engenheiro agrônomo Enio Ângelo Todeschini, especialista em viticultura, apesar do inverno animador, a primavera vem apresentando algumas condições climáticas um tanto adversas ao bom andamento da safra e, dessa forma, preocupantes, como o frio persistente.

"Temperaturas noturnas e matinais, nos meses de setembro e outubro, bem abaixo da média para o período (friagens), retardando o desenvolvimento vegetal; alto número de dias com sol encoberto, reduzindo a capacidade fotossintéticas das plantas; segunda quinzena de outubro com presença de muito vento, estressando as plantas; e, por fim, considerável ocorrência do 'desavinho', distúrbio fisiológico que converte cachos em gavinhas e reduz o número de bagas/cachos. Outra característica típica dessa perturbação é posição invertida dos cachos (ficando virados para cima) nesse momento de início do desenvolvimento", observa Todeschini.

Fonte: Rejane Paludo / Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar
Emater
safra
colheita
uva
vinho
vinhedo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp