O superintendente da Cooperoque, Elmar Stracke, esteve nos Estados Unidos representando a cooperativa em uma missão técnica organizada pela Fecoagro/RS, com a parceria da CCGL e do Sistema Ocergs.
Os principais objetivos do programa foram conhecer o sistema cooperativo americano e incentivar o diálogo entre os representantes das cooperativas gaúchas. Além das cooperativas, o grupo visitou indústrias privadas e instituições de ensino.
Elmar Stracke compartilhou que ficou muito “admirado com muitas coisas que viu, como redes de telefonia e energia subterrâneas, a limpeza das cidades, as rodovias sem trevos (com viadutos em seu lugar) e os metrôs em cidades um pouco maiores”.
Para compartilhar mais sobre as práticas do sistema cooperativista americano e os diversos aspectos da viagem, a Cooperoque irá realizar um podcast, onde uma entrevista abordará essas curiosidades. A data será divulgada nas redes sociais.
Para a Fecoagro, “mais importante do que sair da missão com todas as respostas, é fundamental que o grupo leve boas perguntas para casa. Perguntas que possam estimular a reflexão sobre como alavancar o protagonismo das cooperativas do Rio Grande do Sul, bem como pensar em inovações para fortalecer e manter competitivo o modelo de negócio nos próximos anos.”