Recepcionados pela família de Milton e Elveni Justen, agricultores de São Paulo das Missões puderam visualizar, ontem (30/11), na prática o manejo de diferentes variedades de feijão, implantadas na unidade de experimentação junto à propriedade localizada na Linha Dona Helena Norte, com o apoio da Emater/RS-Ascar. Para o cultivo de 14 variedades, envolveu-se também o filho do casal, Mateus Justen, estudante da Casa Familiar Rural de Campina das Missões.
Na visita guiada pela equipe municipal da Emater, os produtores observaram vários aspectos do desenvolvimento da cultura como precocidade, altura da planta, tamanho da vagem e do grão, entre outros. As sementes foram adquiridas da Cooperfumos, cooperativa de Encruzilhada do Sul, com o intuito de avaliar sua adaptação na região e posteriormente fomentar a cultura no município.
Os extensionistas do escritório municipal da Emater Canísio Ittner Berwaldt e Júnior Kessler avaliam que a iniciativa contribui com a segurança e soberania alimentar das famílias, e a maioria das famílias de agricultores do município cultiva e consome a leguminosa. Em alguns casos é fonte complementar de renda, com a venda do excedente diretamente para consumidores finais.
Assim que as variedades atingirem a maturação, será feita a colheita e a pesagem para a avaliação da produtividade de cada cultivar.