Cerro Largo, 09 de fevereiro de 2026. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/02/2026 15:17:58 • Política • Cerro Largo

Trevo da BR 392 poderá receber Cruz Missioneira

Iniciativa é do vereador Valdir München, que fez indicação ao Poder Executivo
Cruz Missioneira localizada nas ruinas de São Miguel das Missões (Foto: Arquivo)

Na sessão ordinária de 2 de fevereiro, da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, foi feita a Indicação Nº 002/2026, que "nos termos do art. 174 do Regimento Interno, indicar ao Poder Executivo Municipal que estude a viabilidade técnica e orçamentária para a construção e instalação de uma Cruz Missioneira junto ao trevo do Ferro Velho, localizado às margens da BR-392, como marco histórico, cultural, religioso e turístico do Município de Cerro Largo".

A autoria é do vereador Pedro Valdir München, em proposta que também foi subscrita pelos edis Anderson Kessler, Vanderlei de Castro e Valdemar Kilca, todos da bancada do MDB.

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que "no ano de 2026, o Estado do Rio Grande do Sul celebrará os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, marco histórico de grande relevância para a formação cultural, social e religiosa da região missioneira. Este período remonta ao ano de 1626, quando se iniciou uma das mais significativas experiências de intercâmbio cultural entre os povos indígenas guaranis e os missionários jesuítas, deixando um legado que permanece vivo até os dias atuais".

Nesse contexto, a Cruz Missioneira surge como um dos símbolos mais representativos da herança missioneira, sendo amplamente reconhecida como expressão de fé, identidade cultural e memória histórica do povo missioneiro. Sua implantação em um ponto estratégico de grande visibilidade, como o trevo da BR 392, permitirá que Cerro Largo deixe registrada de forma permanente sua ligação com a história das Missões, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade local.

"Além do valor simbólico e cultural, a construção da Cruz Missioneira contribuirá para a valorização turística do município, servindo como referência visual para visitantes e como elemento integrador das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Trata-se de uma ação simples, porém de forte impacto institucional, cultural e turístico, alinhada aos objetivos estaduais de valorização do patrimônio histórico, promoção da identidade gaúcha e estímulo ao desenvolvimento regional sustentável", complementa o texto indicativo.

Fonte: Luis Henrique Franqui
cruz missioneira
trevo
ferro velho
BR 392
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp